Comunicação interna de uma rede intraorganizacional usando análise de redes sociais
Anexos
Informações
Título
Comunicação interna de uma rede intraorganizacional usando análise de redes sociais
Autor(es)
Robert Ari Waker
Orientador(es)
Mario Mollo Neto
Data de Defesa
21/08/2013
Resumo (EN)
Social network analysis is growing rapidly, finding application virtually in all business areas, from individual’s behaviour analysis to management of business clusters, passing through the analysis of viruses contamination patterns and even reaching behavioural patterns modelling of political groups. This study presents the importance of social network analysis, as well as the main guidelines for implementing a consistent methodology aimed at the internal communication process of a communication agency. The network was mapped to indicate the best media to optimize their internal communication. Theoretical concepts of social network analysis and internal communication have been studied and, through a case study, was described how to implement the methodology and follow the network evolution in order to improve the operational result of the production chain. The results pointed out an increase in productivity after the analysis and change of the internal communication channels of the organization.
Resumo
A análise de redes sociais está em rápido crescimento e encontra aplicação em quase todas as áreas de negócio, do comportamento de indivíduos à gestão de cluster de negócios, passando pela análise de padrões de contaminação de vírus e chegando à modelagem de padrões comportamentais de grupos políticos. Este trabalho apresenta a importância da análise de redes sociais, como também, as principais diretrizes para a aplicação de uma metodologia consistente, direcionada ao processo de comunicação interna de uma agência de comunicação. A rede foi mapeada de forma a indicar os melhores meios para otimizar sua comunicação interna. Foram estudados os conceitos teóricos da análise de redes sociais e comunicação interna e, por meio de um estudo de caso, foi descrito como implementar a metodologia e acompanhar a evolução da rede, a fim de melhorar o resultado operacional da cadeia produtiva. Os resultados apontaram aumento na produtividade após a análise e mudança dos canais de comunicação interna da organização.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Análise de Redes Sociais, Indicadores Estruturais, Comunicação Interna, Estrutura Organizacional, Agências de Comunicação
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto