O turismo na região metropolitana de Manaus
Anexos
Informações
Título
O turismo na região metropolitana de Manaus
Autor(es)
Antonio Henrique Queiroz Conceição
Orientador(es)
Mario Mollo Neto
Data de Defesa
18/06/2013
Resumo (EN)
The research presents a study of tourism in the Metropolitan Region of Manaus - MRM, with a focus on the business networks in the areas of tourism agencies, gastronomy and hotels, displaying how the interorganizational relationships happen. The proposal is considered ambitious on account of the lack of research and literature about the regional guided issues, since Manaus and region are still living pegged to the time of the splendor of rubber and of the project implementation of the Duty Free Zone. The tourism in the Metropolitan Region of Manaus offers a suitable environment for the study of the social networks analysis and one can suggest the concept of the logical network systems to be used in the characterization of the firms operating in the tourism of the MRM, regarding the value chain as a tool for identifying the connections and interdependence among suppliers, customers, intermediaries and end users, clearly identifying what type of "value" is being created (or should be created) for customers, and how this system can create or imply a competitive advantage. The methodology is based in exploratory research, theoretical-historical and field research. The theoretical aspect is based on the paradigm of information to analyze the degree of commitment and involvement of firms with the idea of network enterprise. The historical time for the population analysis is the period from 1980 to 2010 and the network analysis was performed by means of the software tool Ucinet 6.0 for Windows ® and NetDraw ® module for graphical representation and evaluation of structural properties of the network. The results present a great challenge that consists in develop by the official bodies responsible for tourism, awareness actions, collaboration, cooperation and partnerships, so that the players of tourism agencies, gastronomy and hotels in the Metropolitan Region of Manaus - MRM can configure a network in order to create a level of trust among the players, that is fundamental in any relationship and essential for survival of the business network.
Resumo
A pesquisa apresenta o estudo do turismo na região metropolitana de Manaus - RMM, com enfoque nas redes de empresas nas áreas de agências de turismo, gastronomia e hotéis, mostrando como acontecem os relacionamentos interorganizacionais. A proposta é considerada ambiciosa em virtude da falta de pesquisa e literatura regional acerca da problemática pautada, pois Manaus e região ainda vivem atreladas à época do esplendor da borracha e da implantação do projeto Zona Franca. O turismo na região metropolitana de Manaus oferece um ambiente adequado para o estudo da análise das redes sociais e pode-se sugerir o conceito da lógica dos sistemas de rede para ser utilizado na caracterização das empresas que operam no turismo da RMM, quanto à cadeia de valor, como uma ferramenta para identificação das ligações e interdependência entre fornecedores, clientes, intermediários e usuários finais, identificando claramente qual tipo de “valor” está sendo criado (ou que deveria ser criado) para os clientes, e como esse sistema pode criar ou significar uma vantagem competitiva. A metodologia tem seu fundamento na pesquisa exploratória, teórico-histórica e na pesquisa de campo. O referencial teórico fundamenta-se no paradigma da informação para analisar o grau de empenho e de envolvimento das empresas com a ideia de empresa em rede. O tempo histórico para a análise da população é o período de 1980 a 2010 e a análise de rede foi feita por meio da ferramenta de software Ucinet 6.0 for Windows® e o módulo NetDraw® para a sua representação gráfica e avaliação de propriedades estruturais da rede. Os resultados obtidos apresentam um grande desafio, que consiste em desenvolver por parte dos órgãos oficiais encarregados pelo turismo, ações de conscientização, colaboração, cooperação e parcerias para que os atores de agências turísticas, gastronômica e de hotéis da região metropolitana de Manaus - RMM possam estar em rede, a fim de criar um nível de confiança entre os atores, que é fundamental em qualquer relacionamento e imprescindível para a sobrevivência das redes de empresas.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Análise de Redes Sociais, Arranjo Produtivo Local, Cadeia Produtiva do Turismo, Amazônia, Rede de Empresas
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto