Modelo de aplicação com neurofuzzy para apoio na tomada de decisão em projetos de software
Anexos
Informações
Título
Modelo de aplicação com neurofuzzy para apoio na tomada de decisão em projetos de software
Autor(es)
Chau Sen Shia
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
07/05/2013
Resumo (EN)
With globalization and the growth in demand for products and services in the IT (Information Technology) area, organizations to be competitive, they become dependent on technologies for the development of its productive processes in software and services, in addition, new knowledge requirements in quality management techniques are required. A differential in customer service, but the companies encounter difficulties in establishing a metric or measure of quality of services to address the qualitative values, which appear in the establishment of the needs of its customers, in the planning of services and software development projects and in decision-making in their production processes. This paper proposes the use of fuzzy logic and neural networks (known as neurofuzzy) to assess the quality of services and management of these processes, according to your demand using the methodology and the model proposed in this thesis (application developed, " neurofuzzySQuaREBoehmsystem"). As a measure of quality, applies to state reasons based on SQuaRE (quality measurement software) and the Boehm spiral model (for project risk analysis). From theoretical studies presented by several authors found in the literature on the subject that involves the area of process management and software engineering quality, the work seeks to analyze and propose a software model and methodology to ensure decision-making in the face of uncertainty and indecision that occur during a project in the it environment. It was developed a software system that allowed the specialists in the area of information technology (it), participate in the process of analysis of the quality of services already in the initial phase of the request of an application to a software project. From the collection of data from completed forms (Checklist) by experts it was possible to create classifications of information (using perceptron networks) and form a knowledge base for decision making with the techniques of neurofuzzy, in addition to establishing a measure of quality of services with the model proposed in this thesis.
Resumo
Com a globalização e o crescimento da demanda por produtos e serviços na área de TI (Tecnologia da Informação), as organizações para serem competitivas, tornam-se dependentes de tecnologias para o desenvolvimento de seus processos produtivos em software e prestação de serviços; além disso, novas exigências de conhecimentos em técnicas na gestão de qualidade são requeridas. Um diferencial se apresenta no atendimento aos clientes, todavia as empresas encontram dificuldades em estabelecer uma métrica ou medida de qualidade de serviços para abordar de forma mensurável valores qualitativos, que aparecem no estabelecimento das necessidades de seus clientes, no planejamento dos serviços e projetos de desenvolvimento de software e na tomada de decisão em seus processos produtivos. Este trabalho propõe o uso da lógica fuzzy e redes neurais (conhecidas como neurofuzzy) para avaliar a qualidade dos serviços e gestão desses processos, segundo a sua demanda, utilizando a metodologia e o modelo proposto nesta tese (aplicação desenvolvida, “sistema neurofuzzySQuaREBoehm”). Como medida de qualidade, aplica-se a fundamentação baseada na norma SQuaRE (medição da qualidade de produtos de software) e o modelo espiral de Boehm (para análise de risco de projeto). A partir de estudos teóricos apresentados por diversos autores encontrados na literatura sobre o assunto que envolve a área de gestão de processos e qualidade da engenharia de software, o trabalho busca analisar e propor um modelo de software e metodologia para garantir a tomada de decisão perante as incertezas e indecisões que ocorrem durante um projeto em ambiente de TI. Foi desenvolvido um sistema de software que permitiu aos especialistas da área de TI participar do processo de análise da qualidade de serviços já na fase inicial da solicitação de um pedido para um projeto de software. A partir da coleta dos dados dos formulários preenchidos (check-list) pelos especialistas foi possível criar classificações das informações (utilizando redes perceptron) e formar uma base de conhecimento para a tomada de decisão com as técnicas da neurofuzzy, além de estabelecer uma medida de qualidade de serviços com o modelo proposto nesta tese.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Qualidade de Serviços, Norma SQuaRE, Medida de Qualidade, Lógica Fuzzy, Redes Neurais
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Processos, Métodos e Ferramentas de TI Aplicados à Engenharia de Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto