Prejuízos da evasão nos cursos de Engenharia: um estudo de caso
Anexos
Informações
Título
Prejuízos da evasão nos cursos de Engenharia: um estudo de caso
Autor(es)
Josimar Alcantara de Oliveira
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
28/11/2016
Resumo (EN)
The dropout in higher education is a complex problem that affects the academic community as a whole. This thesis aims at researching the cost of the dropout in the Higher Teaching Institutions- IES, analyzing the model for the calculus of the damages, caused by the dropout in the presential graduation course of engineering. Thus, this study seeks to measure the current cost per student, corresponding to the resources of the National Treasure, by means of the investments applied in the federal public higher education. In order to reach such current cost per student, management indicators of the TCU; the damage value, caused by the dropout in the graduation course of engineering, had to be quantified, taking the variable of the equivalent cost per student into consideration; comparisons of the damages, caused by the dropout in the graduation course of engineering, in the federal public higher education; then, the possibilities of investments in education were presented, looking for a better allocation of public funds, saved from the damages of the dropout in the higher education. The methodology followed in this research is bibliographical and documental, since it is based on management reports of the Higher Education of the MEC, National Association of the Managers of the Federal Higher Education – ANDIFES, Court of Accounts of the Union – TCU. The data collection field limits itself to the Civil, Electric and Production Engineering Courses, of the Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR , of the Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM and of the Universidade de Brasília – UnB. These courses are evaluated by ENADE, whose highest grade is 05 (five). Besides these two public Universities, data on engineering courses were collected out of a private University, the Faculdade Santo Agostinho - FSA, in Teresina city, Piauí. The results showed that the damage, caused by the dropout in engineering courses, has a critic and propositive nature, for recognizing the importance of studying the dropout and its effects must goes further than public political issues, in which the omission of the researcher almost always occurs, pointing at errors in the higher education management, but glimpsing no solution to it. In this research, an innovative conception is presented as a contribution to the present theme: the financial investment must always be combined with a social proposition, for the education must be universalized, but with optimization of the public and private funds in the investment of education. According to the distribution of public funds, the brazilian politics of education is stratified in an upside-down pyramid: at the top, the fundamental education with 10% of investment; at the middle, education with 20%; and, at the bottom, the higher education with 70%. Under the criterion of meritocracy, this research still suggests a shift of culture, namely the reverse of the public investment in education, in a medium and long term, during – at least - 20 years: the fundamental education with 30%; the middle education with 40%; and the higher education with 30%.
Resumo
A evasão no ensino superior constitui um problema complexo que incomoda a comunidade escolar. A proposição desta tese é pesquisar o custo da evasão nas instituições de ensino superior – IES. Ao analisar o modelo para o cálculo dos prejuízos causados pela evasão nos cursos de graduação presencial em Engenharia, busca-se mensurar o custo corrente do aluno equivalente com recursos do Tesouro Nacional por meio dos investimentos feitos no ensino superior público federal. Para tanto, utiliza-se os indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União – TCU. Posteriormente, foi necessário quantificar o valor do prejuízo causado pela evasão no ensino superior dos cursos de Engenharia, considerando a variável do custo equivalente por aluno. Em seguida, foram formuladas comparações dos prejuízos ocasionados pela evasão nos cursos de graduação de Engenharia nas instituições de ensino superior públicas e apresentam-se as possibilidades de investimento na educação em razão da melhor destinação dos recursos advindos dos prejuízos causados pela evasão no ensino superior. A metodologia adotada nessa investigação tem caráter bibliográfico e documental, uma vez que é baseada em relatórios de gestão do ensino superior do Ministério da Educação - MEC, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES e do Tribunal de Contas da União. O campo de coleta de dados são os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e também da Universidade de Brasília – UnB. Esses cursos são avaliados com nota máxima 5 (cinco) pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. Também se coletou dados dos cursos de Engenharia de uma IES privada, a Faculdade Santo Agostinho- FSA, na cidade de Teresina- PI. Os resultados mostram que o prejuízo ocasionado pela evasão nos cursos das Engenharias possui caráter crítico propositivo, pois reconhecer a importância de estudar a evasão e seus efeitos não se limita a simplesmente abordar questões de políticas públicas, pois na maioria das vezes ocorre a omissão do pesquisador ao apontar falhas na gestão da educação superior, limitando-se à crítica pela crítica. Nesse estudo, apresenta-se o viés inovador do resultado econômico, o investimento financeiro deve sempre vir com uma propositura social, uma vez que a educação deve ser universalizada, porém com a otimização dos recursos públicos e privados no investimento da educação. Nessa perspectiva, a política brasileira de investimento na educação está estratificada em uma pirâmide invertida que tem em seu topo o ensino fundamental, representando investimento do Tesouro Público Federal de 10%, já o investimento no ensino médio conta com investimento federal de 20% e, por último, investimento no ensino superior somando 70% dos recursos federais. Por sua vez, este estudo aponta para uma recomendação de mudança de cultura, no sentido de inverter o investimento na educação em médio e longo prazo, no período mínimo de 20 anos, para a seguinte distribuição de investimento: ensino fundamental 30%, ensino médio 40% e ensino superior 30% e ainda que seja adotado o critério da meritocracia por meio dos indicadores de qualidade no ensino superior.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Avaliação, Evasão, Inovação, Investimento, Modelo, Prejuízo, Qualidade
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto