Proposta de procedimento para avaliação da sustentabilidade de operações e processos da produção (ASUPRO): transporte da soja no Brasil como estudo de caso
Anexos
Informações
Título
Proposta de procedimento para avaliação da sustentabilidade de operações e processos da produção (ASUPRO): transporte da soja no Brasil como estudo de caso
Autor(es)
Thames Richard Silva
Orientador(es)
Feni Dalano Roosevelt Agostinho
Data de Defesa
19/06/2019
Resumo (EN)
Sustainability assessment is a fundamental step to support decisions towards sustainable development, and several procedures to assess the sustainability of antrophic production systems have been suggested. However, most of them lack a scientific-based construct supporting their conceptual model of sustainability, which usually results in a choice of indicator(s) without criterion that can best represent a fraction of the larger and deeper concept of sustainability. This work proposes a novel framework, named Sustainability Assessment Procedure for Operations and Production Processes (SUAPRO), supported by the PDCA four-step management method (plan, do, check, and act) and the five sectors sustainability(5SEnSU) model. Grounded on scientific bases, SUAPRO provides the steps for a sustainability assessment, including its contextualization (objectives, functional unit, boundaries, energy diagram), the choice of indicators based on the 5SEnSU model, the quantification step including goal programming as a multicriteria tool, and conclude the first cycle with sensitivity analysis. To illustrate an application of SUAPRO, the road and railroad transportation options for soybean in Brazil are considered as a case study. Results show that the railroad mode has better performance as for the Global Sustainability Indicator (WSI of 3,6 ± 0,4) than the road mode (WSI of 4,0 ± 0,3). Towards a WSI improvement, the sensitivity analysis highlights that public policies or even private actions should be mainly focused on reducing the emergy invested in the railroad system, while the road transportation option claims effort in reducing its global warming and acidification potentials. SUAPRO is the main contribution in this work, as it tries to overcome shortcomings as usually found in scientific papers aiming to assess the sustainability of antrophic systems.
Resumo
Este estudo tem como objetivo a apresentação de um procedimento para avaliação da sustentabilidade de operações e processos da produção (ASUPPRO) com base em quatro estágios. O intuito do procedimento é auxiliar os analistas na avaliação e na melhoria da sustentabilidade dos sistemas estudados, baseando-se no conceito do ciclo PDCA (planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act): planejamento, execução, checagem e ações de melhoria), no modelo de sustentabilidade dos cinco setores (5SEnSU), na análise de decisão multicritério por meio da programação por metas, na análise de incerteza e na análise de sensibilidade. O procedimento justifica-se pelos anseios da Organização das Nações Unidas (ONU) ao criar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, a partir de 2015, e pela falta de modelos de sustentabilidade que deem suporte à decisão dos órgãos de controle ambiental e de gestores na busca de melhoria da sustentabilidade. Para ilustrar o procedimento, foi realizado um estudo de caso que compara os sistemas de transporte rodoviário e ferroviário utilizados no escoamento da soja proveniente de 14 municípios produtores de soja, localizados no Estado de Mato Grosso, e exportada pelo Porto de Santos. Os resultados mostram que o ferroviário pode ser considerado como o melhor desempenho em sustentabilidade, uma vez que apresenta melhores resultados em 7 dos 10 indicadores avaliados, sendo eles: área de influência, potencial de aquecimento global, lucro por empregado, número de empregos, salários, emissão de CO e número de acidentes. Para o sistema rodoviário, os melhores indicadores foram emergia, potencial de acidificação e receita da empresa. Ao aplicar a programação por metas, o sistema rodoviário apresentou melhor desempenho em função do menor índice WSI (7,46 do rodoviário contra 9,46 do ferroviário), sendo posteriormente aplicado o método de análise de incerteza sobre os pesos adotados. Realizada a análise de sensibilidade, conclui-se que para o sistema ferroviário, reduzindo a emergia e potencial de acidificação em 30 e 15%, e para o sistema rodoviário, reduzindo o potencial de aquecimento e o número de acidentes em 30%, haveria uma melhoria significativa da sustentabilidade dos sistemas. Em relação ao procedimento, conclui-se que, para melhorar sua robustez, os critérios nível de integração, envolvimento de stakeholders, escalabilidade e orientações de limite da fronteira devem ser aperfeiçoados.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Avaliação da Sustentabilidade, Operações e processos de produção, Sistemas de transporte
Área de Concentração
Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e Meio Ambiente
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto