O Cooperativismo como estratégia de negócios
Anexos
Informações
Título
O Cooperativismo como estratégia de negócios
Autor(es)
Álvaro da Cunha Caldeira
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
23/10/2006
Resumo (EN)
The initial hypothesis is that the Co-operative System is a business strategy able to be focused under modem production management paradigms that encompasses the administrative thought evolution. So, the aim that is to be gotten is divided into two branches: 1) general objective and 2) specific objective. ln the general objective is traced the context that surrounds this study purposes; a review is made on strategy and competitiveness concepts of various authors; an outline is made about the adopted methodology; an examination is performed over the co-operative system history, its application over other countries and Brazil and its characteristics as a business tool. At the specific objective a case study is performed, that involves a significant medical work cooperative, where recognition and validation of the co-operative principles are aimed. Finally, it is concluded that basing on the recalled concepts and the applied methodology, the co-operative system legitimates itself as a business strategy that serves the modem management production paradigms, and inserts itself in the general scenery of the administrative thought historical evolution, as proposed.
Resumo
Parte-se da hipótese de que o Cooperativismo é uma estratégia de negócios que pode ser examinada à luz de modernos paradigmas de gestão da produção, contextualizados na evolução do pensamento administrativo. Assim, o objetivo a ser perseguido é dividido em duas vertentes: objetivo geral e objetivo específico. Com relação ao objetivo geral é traçado o contexto que delimita os propósitos do estudo; são revistos conceitos de estratégia e competitividade, a partir da visão de vários autores; é traçada a metodologia a ser empregada neste estudo; examina-se o histórico do cooperativismo, sua aplicação em outros países e no Brasil e suas características como ferramenta de negócios. Com relação ao objetivo específico, é elaborado um estudo de caso, envolvendo grande cooperativa de trabalho médico, onde se busca reconhecer e validar os princípios anteriormente enunciados. Finalmente, conclui-se que, com base nos conceitos evocados e na metodologia aplicada, o cooperativismo vem de legitimar-se como estratégia de negócios que serve aos modernos paradigmas de produção, inserindo-se no quadro geral da evolução histórica do pensamento administrativo, como inicialmente proposto.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Cooperativismo, Estratégia competitiva, Paradigmas de gestão da produção
Área de Concentração
Gerência da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
O Caráter Evolucionário do PCP e as Novas Formas de Organização do Trabalho
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto