Estratégia de expansão de mercado e empreendedorismo em redes de franquias no Brasil: um estudo das variáveis demográficas e econômicas do ambiente institucional
Anexos
Informações
Título
Estratégia de expansão de mercado e empreendedorismo em redes de franquias no Brasil: um estudo das variáveis demográficas e econômicas do ambiente institucional
Autor(es)
Carlos Alberto de Domenico Florencio
Orientador(es)
Pedro Lucas de Resende Melo
Data de Defesa
08/06/2017
Resumo
A indústria do franchising tem desempenhado papel proeminente no contexto do desenvolvimento econômico e social do Brasil, com crescimento de 114% acima da inflação oficial (2004-2016) e gerando mais de um milhão de empregos diretos. Contudo, o mercado das capitais e grandes centros urbanos mostra sinais de esgotamento, com elevada capilaridade de franquias. O Município de São Paulo, com 985 habitantes por franquia, retrata bem esse cenário. A contemporaneidade do movimento de interiorização e seleção de novos mercados pelas redes de franquias é o que despertou o interesse pelo desenvolvimento deste trabalho de pesquisa. O objetivo geral consiste em investigar se as variáveis do ambiente institucional são formadoras do potencial de mercado e, portanto, influenciadoras da estratégia de expansão para novos mercados. O problema de pesquisa se propõe a responder à seguinte questão: “Quais características do ambiente institucional são influenciadoras do processo de interiorização das redes de franquias?” A investigação, segundo os objetivos, é descritiva e as variáveis adotadas são de natureza quantitativa. Foram selecionados os dados das dimensões demográfica, econômica e sociocultural dos 5.570 municípios do Brasil, empregando o método estatístico do teste de hipóteses para mensurar o poder discriminatório das variáveis e o método matemático TOPSIS híbrido, do qual derivou o ranking de potencial de mercado para a abertura de franquias, como contribuição gerencial. O referencial teórico, fundamentado nos resultados dos testes de hipóteses, retrata a influência e a importância dos precedentes institucionais na formação do potencial de mercado, criando, desse modo, condições mais propícias para o desenvolvimento do empreendedorismo.
Resumo (EN)
The franchising industry has been a big factor in Brazil’s economic and social development, growing 114% above the official inflation (2004-2016) and generating more than one million direct jobs. However, the market of the capitals and large urban centers shows signs of exhaustion due to the franchises’ high capillarity. The city of São Paulo, with 985 habitants per franchise, is an example of this scenario. The contemporaneity of the internalization and market selection’s movement by the franchises has awakened the interest of this research. This paper’s main objective consists in investigating if the variables of the institutional environment are causes of the market potential, therefore influencing the expansion strategy for new markets. The research’s proposal is answering the following question: “Which institutional environment’s characteristics influences the most on the internalization of the franchises network?” This paper, following the objectives, is descriptive and the adopted variables are quantitative. The demographic dimensions, economic and sociocultural data from Brazil’s 5570 cities have been selected, employing the statistical test of hypothesis to measure the discriminatory power of the variables and the mathematic method TOPSIS hybrid, whose derived the potential market ranking for the franchises openings as a managerial contribution. The theoretical contribution, substantiated on the results from the hypothesis tests, portrays the influence and the importance of the institutional precedents on the formation of the market potential, therefore creating more propitious conditions for the entrepreneurship development.
Tipo
Palavras-chave
Redes de Franquias, Empreendedorismo, Ambiente Institucional, Estratégi
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto