Avaliação e Análise da Qualidade no Treinamento de Usuários de Software
Anexos
Informações
Título
Avaliação e Análise da Qualidade no Treinamento de Usuários de Software
Autor(es)
Simone Aparecida Canuto
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
19/12/2007
Resumo (EN)
This work aims to evaluate and analyze the software users training quality, to better know its features and to contribute to perfect it. With this proposal, were researched authors in quality, services quality, software quality, training, knowledge management and information systems. This led to a qualitative research, through the application of questionnaires in software development consulting enterprises, looking for information on the issue. This showed the differences among these consultant enterprises, due to the fact that they represent different areas of work, and also how are qualified and specialized its training personnel, besides other aspects. Among the most important obtained information are the different visions of each type of service offered by the consultant enterprises and how they see the role of users training. The data showed a lack of control of these consultant enterprises on trained users information and their knowledge of the system, as well as before and after the training process. Another relevant fact is the lack of knowledge on the client's business rules by the training and user support personnel. This lack of information may put difficulties in the communication among the involved professionals, and also lead to flaws in the training process. The researched enterprises showed some degree of consciousness on the importance of the users training, but there was not evidence of the due preoccupation with its efficacy, since the few developed controls are not used to make this process perfectible.
Resumo
Este trabalho busca avaliar e analisar a qualidade do treinamento de usuários de software, conhecer melhor a sua problemática e contribuir para a sua melhoria. Para tanto, pesquisaram-se autores que abordam temas como qualidade, qualidade de serviços, qualidade de software, treinamento, gestão do conhecimento e sistemas de informação. Com isso, foi iniciada uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionários em consultorias de desenvolvimento de software, para levantar informações sobre o tema. Isto permitiu verificar as diferenças entre essas consultorias, pois representam áreas diferentes, e também como são qualificados e especializados os funcionários responsáveis pelo treinamento, além de outros aspectos da questão. Entre as principais informações levantadas estão as diferentes visões de cada tipo de serviço prestado pelas consultorias e como estas vêem o papel do treinamento de usuários. Os dados comprovam a falta de controle das consultorias sobre as informações dos usuários treinados e qual o conhecimento dos usuários sobre o sistema, tanto antes como após o treinamento. Outro fato relevante é a falta de conhecimento das regras de negócio do cliente pelos profissionais responsáveis pelo treinamento e suporte aos usuários. Esta falta de informação pode dificultar a comunicação entre os profissionais envolvidos, como também levar a possíveis falhas no treinamento. Outro destaque da pesquisa é a relação entre o tipo de software desenvolvido e a fase em que o treinamento ocorre. Verificou-se nas empresas pesquisadas a existência de certo grau de conscientização quanto à relevância do papel do treinamento de usuários, mas não se evidenciou a devida preocupação com a eficácia do treinamento, pois os poucos controles desenvolvidos não são aplicados na melhoria deste processo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade de Serviço, Qualidade de Software, Treinamento, Gestão do Conhecimento, Sistema de Informação
Área de Concentração
Gestão da Informação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto