Qualidade no Serviço Varejo
Anexos
Informações
Título
Qualidade no Serviço Varejo
Autor(es)
José Roberto Felipe da Silva
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
28/09/2007
Resumo (EN)
The present research deals with the quality management in the retail trade of products and services in the city of São Paulo, as an element for the commercial quality and productivity. lt checks the existent relations between quality and price, in the retail trade, emphasizing the importance of basic quality concepts, like their approaches and dimensions, and aspects of the quality, like cost, security, delivery, intrinsic and moral quality, which can be viewed as indicators of the organizational performance in delivering the services offered to the clients and participants of the retail chains business. Much has been written about quality of products, services and processes, but there is much less talk about quality at the end of the supply chain, the retail sales sector. The aim of this study is to identify and analyze the activities involved in the retail trade quality management, appraising their importance for the productive sector and pointing out the benefits of these applications, thus offering a contribution towards a better knowledge about the whole set of problems that affect the quality in our country's retail sector. The research was carried out on a sample of retail chains, done by means of study of multiple cases and using the technique of open-ended questions. The enterprises used as information sources for collecting data are traditional retailers with a chain of shops spread around the city of Sao Paulo, covering its main commercial centers. The study reveals that the retail trade is well aware and preoccupied regarding quality, with special concerns on training and client services activities, among other aspects. However, during the course of the inquiry were also detected some flaws, incoherence and conceptual confusion, which can be seen as improvement opportunities for the enterprises of the sector.
Resumo
A presente pesquisa trata da gestão da qualidade no varejo de produtos e serviços, na cidade de São Paulo, como elemento para a qualidade e produtividade comercial. Verifica as relações existentes entre qualidade e serviço no varejo, ressaltando a importância de conceitos básicos sobre (a) qualidade − suas abordagens e dimensões, e (b) aspectos da realidade − custo, segurança, entrega, qualidade intrínseca e moral, como sendo conceitos indicadores de desempenho organizacional na prestação de serviços ofertados aos clientes e participantes da rede de negócios varejista. Muito se escreveu sobre qualidade nos produtos, serviços e processos; porém, pouco se escreveu sobre a qualidade no final da cadeia de fornecimento, que é o setor varejista. Pretende-se, com este estudo, identificar e analisar as atividades relacionadas com a gestão da qualidade no varejo, avaliando a sua importância para o setor produtivo e quais os benefícios dessas aplicações, fornecendo, desta forma, uma contribuição ao conhecimento da problemática da qualidade no setor varejista em nosso país. A pesquisa foi realizada em uma amostra de redes varejistas, feita mediante estudo de casos múltiplos e utilizando a técnica do questionário aberto. As empresas que serviram de fonte de coleta de dados da pesquisa são varejistas tradicionais que possuem redes de lojas espalhadas pelos principais centros de comércio da cidade de São Paulo. O estudo mostra que existe boa conscientização e preocupação com a qualidade nas redes varejistas pesquisadas, mormente quanto a atividades de treinamento e atendimento ao cliente, dentre outros aspectos. Entretanto, falhas, incoerências e confusões conceituais foram também identificadas pela pesquisa, que podem ser vistas como oportunidades de melhoria pelas empresas do setor.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Serviços de varejo,Melhoria contínua, Controle de desperdícios, Dimensões da qualidade, Competitividade
Área de Concentração
Gerência da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto