Modelo de Gestão de Serviços de TI: No Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP
Anexos
Informações
Título
Modelo de Gestão de Serviços de TI: No Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP
Autor(es)
Aurélio José Vitorino
Orientador(es)
Marcelo Schnek de Paula Pessôa
Data de Defesa
25/09/2007
Resumo (EN)
ln the last decade it was noticed a significant ampliation of investiments in different segments in lnformation Technology (TI) area. The IT area hs been treated for some groups as a differencial strategical among business. When it is talked about the hospitalar area specifically,meaning attendence,study, and research, it is found a scenary in which IT develop a fundamental part, operating as an administrative and technic supporting area developping the quality on the activities realized. For this condition it is identified the needs of exercise the management models and the adoption of some tools that will help in the development of the IT activities matched with the Hospitalar Institution which is pointed out as IT Governance. The IT Governance is a set of methods that aims through the adoption of the best practices the control, management and the effective use of the available recourses providing value to the lnstitution for future decisions to be taken in tecnological investiments and tendencies. This paper aims through a study of case to identify how the lstitutions that constitute the Complex of Clinical Hospital in São Paulo develop the process of governance and best practices in the administration of the performance in the technical support.
Resumo
Nas últimas décadas tem-se observado, nos mais diferentes segmentos, uma significativa ampliação nos investimentos destinados à área de Tecnologia da Informação (TI), que vem sendo tratada como diferencial estratégico alinhado aos negócios. Ao abordar a área hospitalar no sentido de assistência, ensino e pesquisa, depara-se com um cenário em que a TI desempenha um papel fundamental, atuando em suporte administrativo e técnico, desenvolvendo a qualidade nas atividades prestadas. Para essa condição, identifica-se a necessidade do exercício de modelos gerenciais e adoção de ferramentas que visam o desenvolvimento das atividades de TI associadas à operação da instituição hospitalar. Esse processo de adoção de modelos gerenciais e de ferramentas para TI é denominado de Governança em TI. A Governança em TI engloba métodos que visam − através da adoção de melhores práticas − o controle, gerenciamento e uso eficaz dos recursos disponíveis, proporcionando valor à instituição para futuras tomadas de decisões nos investimentos e tendências de tecnologia. Este trabalho objetiva, por meio de um estudo de caso, identificar como as instituições que compõem o complexo do Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolvem o processo de Governança e melhores práticas na gestão de serviços de suporte técnico.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Tecnologia da Informação, Governança, Melhores Práticas, Suporte Técnico
Área de Concentração
Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção em software
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto