Influência do modelo hélice tripla na inovação de empresas que participam em redes: o caso da vitivinicultura em Jundiaí
Anexos
Informações
Título
Influência do modelo hélice tripla na inovação de empresas que participam em redes: o caso da vitivinicultura em Jundiaí
Autor(es)
Luiz Carlos Terra dos Santos
Orientador(es)
Celso Augusto Rimoli
Data de Defesa
25/05/2017
Resumo
Nas últimas décadas, a competição individual praticada pelas organizações cedeu cada vez mais espaço para modelos mais dinâmicos, flexíveis e adaptáveis, como as redes de negócios. Tal fato se manifesta em vários processos organizacionais, sendo bastante presente naqueles que envolvem inovação. Trata-se de uma nova forma de organização social que tem a cooperação como condição fundamental para o êxito organizacional. Assim, o ambiente cooperativo de redes é propício aos processos de inovação por causa do compartilhamento e da disseminação de informações, de conhecimentos e de recursos, o que contribui para o desenvolvimento econômico e social. Uma das formas de investigar inovações em redes é considerando-a o resultado da interação de três atores principais: governo, universidade, pequenos produtores (Hélice Tripla). Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo entender como as relações entre governo, universidade e pequenos produtores influenciam a inovação das vitiviniculturas que participam da rede AVA na Região do Caxambu em Jundiaí – SP. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e utilizou-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. A coleta de dados se compôs de entrevistas semiestruturadas, observação direta e consulta a dados secundários. Os resultados encontrados apontaram que o Modelo Hélice Tripla aplicado na Rede AVA ainda não explorou todo seu potencial, embora os resultados das inovações sejam encorajadores.
Resumo (EN)
In the last decades the individual competition practiced by the organizations has given more space to more dynamic, flexible and adaptable models, such as business networks. This is manifested in several organizational processes, being quite present in those involving innovation. It is a new form of social organization that has cooperation as a fundamental condition for organizational success. This indicates that the cooperative network environment is conducive to innovation success because of the sharing and dissemination of information, knowledge and resources, which contributes to the economic and social development. One of the ways to investigate innovations in networks points to the interaction of three main actors: government, university and small producers (Triple Helix). The present work aimed to understand how the relations between government, university and small producers influence the innovation of winemakers that participate in the AVA Network in the Region of Caxambu in Jundiaí (SP). The methodological procedures regarded qualitative and descriptive research and single case study as research strategy. Data collection consisted of semi-structured interviews, direct observation and examination of secondary data. The results showed that the Triple Helix Model applied at AVA Network has not yet exploited its full potential, although the results of the innovations are encouraging.
Tipo
Palavras-chave
Modelo Hélice Tripla de Inovação, Redes de Negócios, Pequenos Produtores, Vitivinicultura
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais em Redes Organizacionais
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto