Proposta de uma base de conhecimento sobre componentes para apoiar o desenvolvimento de software baseado em componentes
Anexos
Informações
Título
Proposta de uma base de conhecimento sobre componentes para apoiar o desenvolvimento de software baseado em componentes
Autor(es)
Rosangela Kronig
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
20/06/2007
Resumo (EN)
The integrated environment earned and shared has been receiving attention in the software engineering area. The significant amount of organization investment on development and maintenance system processes should reach actual and further business demands. The software reuse has been considered a solution as well as a challenge in the reduction of time and development costs; as well as increases productivity and quality of the software product. The software development based on components emphasizes system building from software components designed and implemented to attend to business requirements fast and easily. ln this scenario, the effective reuse of software components are necessary to identify, to register, to standardize and to release a set of structured information to represent and register all knowledge attached to it. This knowledge base of components must be structured to support a systematic reuse program on searches and effectively retrieve a component reusable. This proposal introduces a concept model for a repository named "Components Library", to register, to standardize and centralize that knowledge base. Originating from the model specifications, it has been produced to make up the "Components Library'' to demonstrate the concepts researched at the Software Research Laboratory of Production Engineering Masters Program at the Universidade Paulista - UNIP "Laboratório de Pesquisas em Produção de Software (LabPPS) do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Paulista - UNIP".
Resumo
A obtenção de um ambiente integrado e compartilhado tem sido uma das preocupações da engenharia de software. As organizações investem valores significativos no processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas que atendam as necessidades atuais e futuras do negócio. A reutilização de software tem sido considerada uma forma e um desafio, para a redução do tempo e dos custos de desenvolvimento e aumento de produtividade e da qualidade do produto de software. O desenvolvimento de software baseado em componentes enfatiza a construção de sistemas a partir de componentes de software projetados e implementados, para atender as necessidades de negócio de uma forma mais rápida. Neste cenário, para o reúso efetivo de um componente, é necessário identificar, registrar, padronizar e disponibilizar um conjunto de informações, que represente e documente todo o conhecimento associado a este componente. Esta base de conhecimento sobre componentes deve ser estruturada para apoiar um programa de reúso sistemático na busca e recuperação efetiva de um componente reutilizável. Este trabalho propõe um modelo conceitual de um repositório, denominado de Biblioteca de Componentes, para registrar, padronizar e centralizar esta base de conhecimento. A partir das especificações do modelo, é produzido um protótipo da Biblioteca de Componentes, para demonstrar os conceitos pesquisados, no Laboratório de Pesquisa em Produção de Software – LabPPS - do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Paulista – UNIP.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Reúso de software, Componentes de software, Desenvolvimento de software baseado em componentes, Biblioteca de componentes de software
Área de Concentração
Gestão da Informação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção de Software
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto