A Utilização do Mrp como Estratégia de Manufatura por algumas Empresas do Cluster Calçadista de Birigui
Anexos
Informações
Título
A Utilização do Mrp como Estratégia de Manufatura por algumas Empresas do Cluster Calçadista de Birigui
Autor(es)
Ronnie Marcos Rillo
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
07/05/2007
Resumo (EN)
This paper studies strategies utilized by the Productive Sector of Birigui, SP, Brazil. The main focus is the planning challenge created by globalization and increased information flow upon the region's shoe factories. This type of challenging planning was never necessary prior to recent globalization trends. The Birigui region is considered the National Children's Shoe Capital, and it exports its products to over seventy countries. Average production is 235 thousand pairs/day. ln 2006, the region exported about 7.8 million pairs, which amounts to 14.1 % of its total production. Data- gathering research was performed in Birigui's APL factories, aiming to uncover information about the current strategies employed to keep up with the globalized marketplace. This paper also demonstrates the influence of the MRP tool in Birigui's shoe factories, and how this tool became indispensable in supporting decision making. This paper presents the results of data- gathering polls conducted in eight small, medium and large factories. The poll results expose the main difficulties faced by each factory when making business decisions.
Resumo
O foco desse trabalho foi estudar as estratégias utilizadas em algumas empresas do Arranjo Produtivo de Birigui, pois o fluxo de informações e os benefícios oriundos da globalização trouxeram para as fábricas um desafio de planejamento antes não necessário. O município é considerado a Capital Nacional do Calçado Infantil, com uma produção média diária de 235 mil calçados. As exportações são direcionadas para mais de setenta países. No ano de 2006, o pólo calçadista exportou cerca de 7,8 milhões de pares, no total aproximado de 14,1% da produção.
Foi realizada uma pesquisa em algumas empresas do APL (Arranjo Produtivo Local), com a finalidade de levantar informações que mostrassem as atuais formas de estratégias utilizadas por essas empresas para manterem-se no mercado globalizado. O trabalho busca constatar a influência da ferramenta MRP (Material Requeriments Planning) no setor calçadista — como recurso indispensável ao suporte para tomada de decisão — da Cidade Pérola, denominação tradicional atribuída à cidade biriguiense. Encontram-se aqui, os resultados da pesquisa feita em oito empresas de pequeno a grande porte, onde são mostradas as principais dificuldades enfrentadas por cada empresa na tomada de decisão.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Estratégia competitiva, Calçado, Planejamento, Birigui, APL
Área de Concentração
Gerência da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
O caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto