Redes de Cooperação como Estratégia Competitiva das Empresas e o Surgimento de um Novo Paradigma Organizacional: um Estudo Teórico
Anexos
Informações
Título
Redes de Cooperação como Estratégia Competitiva das Empresas e o Surgimento de um Novo Paradigma Organizacional: um Estudo Teórico
Autor(es)
Raul Hidetoci Mioshi Júnior
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
24/08/2009
Resumo (EN)
This present study proposes to contribute on discussions about the use of cooperation network both as a competitive strategy and to establish a new organizational paradigm. For such, it was proposed an investigation on the main business schools as a theoretical basis to the study and its rupture to a new organizational paradigm. ln today's business environment, the upbringing of cooperation networks appears as viable way for the organizations to gain the competitive advantage. Organizations were urged to alter their established traditional relationship and cooperation models with suppliers and clients. To reach a superior strategic status, the organizations must change their traditional business standards such as: short term sight, opportunist behavior and unsustainable advantages. The relevant academic literature about cooperation network enlightens a series of attributes and characteristics that must be present in this kind of relationship, in order to the organizations achieve its goals. This study's conclusion intends to create the perception that even though there has been a better understanding about cooperation network advantages, there is still a long way to attain a competitive advantage.
Resumo
A proposta do presente estudo é contribuir para uma discussão sobre uso de redes de cooperação tanto como vantagem competitiva, como também para o estabelecimento de um novo paradigma organizacional. Para tanto, foi sugerida a investigação das principais escolas de administração como fundamento teórico do estudo e o seu rompimento para o novo paradigma organizacional. No atual ambiente empresarial, a formação de redes de cooperação surge como forma viável para que as organizações possam obter a vantagem competitiva. As organizações passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional vigente de relacionamento e cooperação com fornecedores e clientes. Para alcançar um melhor posicionamento estratégico, as organizações devem modificar os modos tradicionais de negócios vigentes – visão de curto prazo, comportamento oportunista e vantagens insustentáveis. A literatura acadêmica relevante sobre redes de cooperação destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as organizações possam atingir os resultados a que se propuseram. O resultado do estudo pretende gerar a percepção de que, embora tenha havido um melhor entendimento sobre as vantagens das redes de cooperação, ainda existe um caminho a ser trilhado para atingir uma vantagem competitiva.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Escolas de Administração, Redes de Cooperação, Vantagem Competitiva
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
O caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto