Análise de Questionários apoiada por Lógica Paraconsistente
Anexos
Informações
Título
Análise de Questionários apoiada por Lógica Paraconsistente
Autor(es)
Olavo Tomohisa Ito
Orientador(es)
Ivan Pérsio de Arruda Campos
Data de Defesa
17/04/2009
Resumo (EN)
Opinion polls, consumer evaluation surveys and personnel evaluation questionnaires are a well established part of present-day life. On one hand, they are cheap to conduct, and are the most widely known and accepted way to measure all kinds of otherwise intangible things as preference, satisfaction and happiness. On the other hand, it is well established that the wording of the questions, the order in which they are asked and the number and form of alternative answers offered can influence results of such surveys, so much that, on some issues, question wording can result in quite pronounced differences between surveys. This problem has been recognized almost from the time the questionnaire was invented by Sir Francis Galton (in the middle of the 19th century), and numerous processes and techniques have been developed since then, always aiming at achieving more reproductible results and eliminating all kinds of biases. ln the present communication we envision a novel survey instrument, designed to be analyzed by means of annotated paraconsistent logic techniques, which allows for both the detection of contradictions and inconsistencies on the part of the respondent, as well as for the continuous improvement of the adequacy of the instrument in itself. We also present, as a proofof-concept, the application of the said methodology to two car dealer customer satisfaction evaluation surveys, and an in-depth analysis of the results it has yielded.
Resumo
Atualmente, temos presente em nossas vidas questionários de pesquisa de opinião, de avaliação de produtos e de medida de satisfação. Por um lado, a aplicação de questionários é simples e eles são largamente difundidos e aceitos como forma de se medir valores tão intangíveis como preferência, satisfação, cortesia e felicidade. Por outro lado, a confecção de questionários, a ordem das questões, seu número e a sequência em que são apresentadas as alternativas podem influenciar o resultado da pesquisa. Em particular, muitas vezes a formulação das questões pode levar a uma compreensão equivocada das mesmas, conduzindo a resultados inesperados, ou ainda, resultar em questões irrespondíveis. Estes problemas são bem conhecidos desde a invenção desta forma de aquisição de dados por Sir Francis Galton, em meados do século XIX, de forma que, desde então, inúmeros processos e técnicas vêm sendo desenvolvidos na tentativa de se obter resultados mais reprodutíveis e de se eliminar esses desvios. No presente trabalho, um novo instrumento foi desenvolvido, usando técnicas da Lógica Paraconsistente Anotada, para detectar as contradições e inconsistências nas respostas apuradas por meio de um dado questionário, conduzindo a uma melhor análise dos resultados de pesquisas já realizadas, bem como a uma contínua política de readequação do questionário em si.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Lógica Paraconsistente, Questionários, Redundância, Algoritmo Para-Analisador
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Novos paradigmas em tomadas de decisão
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto