A Qualidade e o Conhecimento como Fatores para Melhoria de Processos
Anexos
Informações
Título
A Qualidade e o Conhecimento como Fatores para Melhoria de Processos
Autor(es)
Paulo José Gnidarxic
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
27/03/2009
Resumo (EN)
Since the most remote ages knowledge plays a fundamental role in History. Knowledge acquisition and application have always provided a stimulus for the breakthroughs of many civilizations. However, "to know a lot" about something does not increase, by itself alone, the competitive power of an organization. Customer satisfaction is the crucial point for survival in a competitive market. Although, for many companies that invest in quality in order to stand out in the market, new machines, equipments and technologies are often factors of equality. To cope with the new demands of the market new processes are created whose updating calls for new knowledge. Questions concerning quality and productivity also arise as essentials for competitiveness in the modem world. Quality management and knowledge management thus appear to be relevant in the present circumstances. ln such a frame, this inquiry aims to investigate, on each of the main stages of the productive process in the Auto Parts lndustry, the influence exerted by knowledge upon the quality of the manufactured products, and to assess the importance of learning as a tool for quality and productivity continuous improving. The used methodology was that of research-action, since the author had active participation in its accomplishment, and from the viewpoint of data searching, it was performed the case study of an enterprise which manufactures springs for vehicles. Besides its theoretical foundation, two inquiries are presented: a preliminary one, which by means of quantitative data reveals that quality rates were considerably improved in response to the organization efforts concerning the dissemination of knowledge, and a central one, intended to investigate the deep in which management and factory ground people are aware of the many aspects related to quality and knowledge. The conclusions of the work deal with qualitative and quantitative aspects, making evident that the company under study applies concepts suitable to constitute a basis for knowledge management, although without a full consciousness about it.
Resumo
Desde os primórdios, o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram o estímulo para as conquistas de muitas civilizações. No entanto, “saber muito” sobre algo não proporciona por si só maior poder de competição para uma organização. A satisfação do cliente é o ponto crucial para a sobrevivência no mercado competitivo. Entretanto, novas máquinas, equipamentos e tecnologias, frequentemente, são fatores de igualdade para muitas empresas que, para se destacar no mercado, investem na qualidade. Novas exigências do mercado são acompanhadas por novos processos e as suas atualizações necessitam de novos conhecimentos. As questões ligadas à qualidade e à produtividade também despontam, no mundo moderno, como essenciais à competitividade do mercado. Portanto, a gestão da qualidade e do conhecimento aparecem com relevância no contexto atual. Assim, este trabalho de pesquisa tem por objetivo verificar não só a influência do conhecimento nas principais etapas do processo produtivo da indústria de autopeças e na qualidade dos produtos fabricados como a importância do aprendizado como parte integrante da melhoria contínua da qualidade e da produtividade. A metodologia utilizada na investigação foi a pesquisa-ação, pois o autor do trabalho teve participação ativa durante a sua realização, e para a obtenção dos dados, valeu-se do estudo de caso de uma empresa de molas para veículos. Para tanto, além do referencial teórico, são apresentadas duas pesquisas: uma preliminar, na qual se verificou, pelos dados quantitativos, que os índices de qualidade melhoraram consideravelmente em função de a organização estudada ter tido preocupação com a disseminação do conhecimento, e uma pesquisa central, envolvendo os níveis de gerência e chão de fábrica, em que se examinou os diversos aspectos relativos à qualidade e ao conhecimento. As conclusões do trabalho envolvem aspectos qualitativos e quantitativos; os resultados evidenciaram que a empresa estudada aplica conceitos que podem servir de base para a Gestão do Conhecimento, embora não tenha plena consciência disso.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Conhecimento, Gestão da Qualidade, Competitividade, Produtividade, Gestão do Conhecimento
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto