Gestão Estratégica da Qualidade em EAD – Educação a Distância como Fator de Competição das Instituições de Ensino: um estudo de caso
Anexos
Informações
Título
Gestão Estratégica da Qualidade em EAD - Educação a Distância como Fator de Competição das Instituições de Ensino: um estudo de caso
Autor(es)
Jean Carlos Cavaleiro
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
27/02/2009
Resumo (EN)
This research addresses concepts of quality, specifically in quality of services. The service is the focus of study is Distance Education - EAD, which, being a kind of education in broad rise, requires a study aimed to understand what is its reality, the existing types and, mainly, to point what customers expect from that service, what are their expectations. The study was led to explore concepts, models and the factor quality in distance education, also aiming help to direct education institutions in improving the management of this emerging model. Thus, a research was led including review of the literature in distance education, traditional education, quality and services, to allow a better understanding of this issue. ln order to achieve one specific objective of the research, it was done a comparative study between EAD and traditional teaching. The measurement of the standard of quality has been directed by the student's viewpoint and the results showed the students of the traditional way more satisfied than those in the distance mode. This observation is against what is found in literature, what led to critical considerations upon the result, being pointed possible improvement opportunities, in particular in the interactivity aspect. The research aims to provide a direction to the educational institutions acting in EAD, scoring what the students expect from that type of course, what can facilitate the strategic management in the search for quality.
Resumo
Essa pesquisa aborda conceitos da qualidade, mais especificamente, da qualidade em serviços. O serviço foco do estudo é a Educação a Distância – EAD, que por ser uma modalidade de ensino que está em ampla ascensão, requer um estudo direcionado para entender o que é, sua realidade, os tipos existentes e as expectativas dos clientes em relação a esse serviço- fulcro da investigação. O estudo se propôs explorar conceitos, modelos e o fator qualidade na educação a distância, como também contribuir para direcionar instituições de ensino na melhoria da gestão dessa emergente modalidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória que incluiu revisão da literatura em ensino a distância, ensino presencial, qualidade e serviços, como subsídio para um melhor entendimento dessa problemática. A fim de atingir um dos objetivos específicos da pesquisa, foi feito um estudo comparativo entre a EAD e o ensino presencial tradicional. A mensuração do padrão de qualidade foi direcionada pelo ponto de vista do aluno e foi constatado que os alunos da modalidade presencial estão mais satisfeitos do que aqueles da modalidade à distância. Esta constatação no caso estudado vai de encontro às afirmações da literatura, o que levou a considerações críticas sobre o resultado, sendo apontadas as oportunidades para melhorias cabíveis, em especial quanto ao aspecto interatividade. A pesquisa pretende servir de direção para instituições de ensino que atuem ou pretendem atuar na EAD, pontuando o que os alunos dessa modalidade esperam do curso, o que pode facilitar uma gestão estratégica na busca da qualidade.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade, Serviços, Educação a Distância, Interatividade
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto