Uma Avaliação das Práticas de TI com Base no Framework ITIL: Um Estudo de Caso
Anexos
Informações
Título
Uma Avaliação das Práticas de TI com Base no Framework ITIL: Um Estudo de Caso
Autor(es)
Andréa Martins Cristóvão
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
24/06/2010
Resumo (EN)
IT Governance is a set of practices, patterns and structured relationships, followed by executives, managers, technicians and IT users of an organization in order to ensure effective controls, increase security procedures, minimize risks, increase performance, optimize the use of resources, reduce costs and support the best decisions. The result of all these actions is the alignment of IT with business. ln order to make decisions, however, there must be information, controls, processes and procedures, a whole structure of responsibilities to encourage desirable behavior in using IT. Today, the faster and most accurate the information is, more effective the management and direction of IT will be, for business success. All these controls also encourage transparency of institutions towards their investors, showing the actual application of the values, the expected and achieved return so far. Thus, this thesis aims to examine the most used models in IT Governance through a theoretical basis and see how the best Governance practices aligned to ITIL are being applied in a large company in Brazil, through a case study. This company is in the energy sector and had to adapt its processes to Sarbanes Oxley Act in order to have their shares traded in the international market. With interviews, questionnaires, multimedia documents and on based theoretical referential, aim is to investigate how the company is implementing ITIL, one of the models of Governance, what are the difficulties are, how the issues of resistance and cultural behavior interfere with in the process, and how its implementation develops in a large company. This company has already implemented other models like COBIT and ISO, but ITIL had been chosen because it is being implemented now. Thus, this study wants to shows the SCF (Success Critical Factors) in the implementation of the best practice models internationally recognized within the Brazilian reality.
Resumo
Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumido por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles de processos, ampliar os processos de segurança, minimizar riscos, ampliar o desempenho organizacional, otimizar a aplicação de recursos, reduzir o custo, suportar e melhorar decisões. O resultado de todas essas ações é a procura do alinhamento da TI aos negócios. Para se tomar decisões, é necessário haver informações, controles, processos e procedimentos, toda uma estrutura de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização de TI. Quanto mais rápida e precisa for a informação, mais eficaz é a gestão e o direcionamento da área de TI para o sucesso negócio. Todos esses controles estimulam a transparência das instituições para com os seus investidores, mostrando a real aplicação dos valores, o retorno esperado e o alcançado até o momento. Esta dissertação visa analisar os modelos mais usados na Governança de TI, por meio de um embasamento teórico e verificar como as melhores práticas da Governança inspiradas no modelo ITIL estão sendo aplicadas em uma empresa brasileira de grande porte, por meio de um estudo de caso. Essa empresa é do setor de energia e teve que adequar seus processos à lei Sarbanes Oxley para ter suas ações negociadas no mercado internacional. Por meio de entrevistas, aplicação de questionários, documentos multimídia e com base no referencial teórico investiga-se como a empresa está implantando o ITIL, um dos modelos de Governança, quais as dificuldades, como as questões de resistência e comportamento cultural interferem no processo, e como é o processo de implantação em uma grande empresa. A empresa do estudo de caso já tem implantados outros modelos como CobiT e ISO, mas foi escolhido o ITIL por que esse se encontra em fase de implementação. Esse estudo mostrou quais são os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) na implementação dos modelos de melhores práticas internacionalmente reconhecidos dentro da realidade brasileira. A finalidade do estudo é ajudar empresas brasileiras que queiram adotar o modelo ITIL.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Tecnologia da Informação, Governança de TI, ITIL
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção em software
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto