Metodologia para o Ensino da Competência Inovação Tecnológica
Anexos
Informações
Título
Metodologia para o Ensino da Competência Inovação Tecnológica
Autor(es)
José Ricardo da Silva
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
22/06/2010
Resumo (EN)
This dissertation presents a methodology that systematize the teaching competence of technological innovation. Research methodologies used to generate this work were: applied research, qualitative research, exploratory research, bibliographical research, action research and case study by focusing on the theme industrial automation. The result of this dissertation is a proposed methodology for the teaching of technological innovation competence. This methodology for teaching competence technological innovation, is placed in the format of cause and effect diagram of Ishikawa (1993), which facilitates their understanding and monitoring. Moreover, this dissertation provides clear references to the pedagogical practices based on a framework created by the author, establishing a taxonomy of the three levels of professionals working in industrial environment: technician, technologist and engineer. This taxonomy guided the focus should be given training in each of these professionals by assisting the teacher in the definition of teaching strategies. Complements this study, learning situations developed based on the proposed methodology that demonstrates how they can be prepared exercises and tasks that allow students to acquire competence to produce innovation, from concepts such as Bloom's Taxonomy, rules to create challenges and attitudes necessary for the proper performance of these professionals. The conclusion of this dissertation suggests the distribution of content related to innovation management throughout the course and summarizes the methodology for teaching competence technological innovation in a flowchart in order to guide the way to create learning situations and teaching strategies that lead a reasoning algorithm favorable to the practice of technological innovation by the technician, technologist and engineer.
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo que sistematiza o ensino da competência inovação tecnológica. As metodologias de pesquisa utilizadas no trabalho foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa de natureza exploratória, pesquisa aplicada, pesquisa-ação e estudo de caso, por se concentrar no tema automação industrial. O resultado desta dissertação é uma proposta de metodologia para o ensino da competência inovação tecnológica. A referida metodologia está estruturada no formato do diagrama de causa e efeito de Ishikawa (1993), o que facilita a sua compreensão e acompanhamento. Além disso, esta dissertação oferece referências claras para as práticas pedagógicas com base em um quadro, criado pelo autor, que estabelece uma taxonomia entre os três níveis de profissionais que atuam no ambiente industrial: o técnico, o tecnólogo e o engenheiro. Esta taxonomia orienta o foco que deve ser dado na formação de cada um desses profissionais por auxiliar o docente na definição das estratégias de ensino. Complementa este estudo, situações de aprendizagem desenvolvidas com base na metodologia proposta que demonstram como podem ser elaborados exercícios e tarefas que levem o aluno a adquirir competência para produzir inovação, a partir da Taxonomia de Bloom, regras para se criar desafios e atitudes pessoais necessárias para o bom desempenho destes profissionais. A conclusão da dissertação sugere a distribuição dos conteúdos relativos à gestão da inovação ao longo do curso e sintetiza a metodologia para o ensino da competência inovação tecnológica em um fluxograma com o objetivo de orientar a forma de criar situações de aprendizagem e estratégias de ensino que levem a um algoritmo de raciocínio favorável para a prática habitual da inovação tecnológica por parte do técnico, do tecnólogo e do engenheiro.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Inovação Tecnológica, Formação Profissional, Competência
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto