Um Estudo de Caso em Instituição Pública de Ensino Superior na Gestão da Aquisição de Bens e Serviços
Anexos
Informações
Título
Um Estudo de Caso em Instituição Pública de Ensino Superior na Gestão da Aquisição de Bens e Serviços
Autor(es)
Éder Gulart Monteiro
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
30/08/2011
Resumo (EN)
ln public educational institutions (PEI), the buying process of goods and services is regulated by laws that determine the requirements for a legal process for public-sector purchasing. Due to the increasing demand of information and the complexity of the decision-making processes dynamic, the public-sector performance improvement is needed. Besides that, Business Process Management (BPM) tools can be used to implement business processes and can contribute significantly, since its focus is in the ability to recognize, discover and describe business processes. The aim of this work was to assess, using a case study methodology, the current status of information workflow of procurement services and purchasing process in acquirement of goods or services in a PEI of Santa Catarina State. ln addition, using BPM tools, the aim was to identify relevant resources and needs in the whole processes, as well as the types of information, pointing out possible improvements and finally, propose a redesign of the process.
Resumo
Nas instituições públicas de ensino superior (IES), o processo de aquisição de bens e serviços é regulamentado por leis que determinam as condições legais e a forma de adquiri-los. Devido à crescente demanda de informações para tomada de decisão pelos gestores e devido à sua complexidade, existe a necessidade de se aprimorar o processo de execução das compras públicas. Com este foco, a utilização do Business Process Management (BPM), como uma ferramenta de gerenciamento de processos de negócio, pode contribuir de forma significativa, uma vez que seu enfoque está na habilidade de reconhecer, descobrir e descrever processos de negócio. O objetivo desse trabalho é, utilizando o método do estudo de caso, avaliar a situação atual dos procedimentos e do fluxo de informações para realização das atividades de compras e contratações de bens e serviços de uma IES do estado de Santa Catarina. Com apoio da ferramenta BPM, identificaram-se as necessidades e os tipos de informações relevantes ao processo de compras. Posteriormente, diagramou-se o processo atual, apontaram-se possíveis melhorias e, finalmente, propôs-se uma remodelagem do processo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Gestão por processos, BPM, licitação
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção em software
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto