Um Simulador de Aprendizagem Organizacional e o seu Relacionamento com as Operações de Manufatura
Anexos
Informações
Título
Um Simulador de Aprendizagem Organizacional e o seu Relacionamento com as Operações de Manufatura
Autor(es)
Edson Correia de Melo
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
01/07/2011
Resumo (EN)
Enterprises, regardless the segment in which they work, have been seeking their development looking forward to results that enable them to be competitive. To offer clients speed, flexibility and low cost is a matter of survival for the market, besides the quality, inherent in the product/service. ln this context, technology has been a great ally, but, also a concern; the market does not have enough qualified workforce to meet the growing demand. The low supply of qualified professionals has made institutions, educational or entrepreneurial, seek new ways to offer the professionals differentials that also ensure their own competitiveness. ln face of such necessity and inefficiency of concepts, hitherto used for the training of the adult professional, andragogy has become more studied and applied to the formation of the "studentlearner" which in situations that simulate their professional activities, current or future, is likely to feel safer in discussing the results. Therefore, simulations and games within the enterprise have become an excellent tool for the adequate formation of the professional and can put the company in a better position to respond to market demands.
Resumo
As empresas vêm buscando seu desenvolvimento com resultados que as tornem competitivas. Oferecer aos seus clientes velocidade, flexibilidade e baixos custos é uma questão de sobrevivência no mercado, afora a qualidade, inerente ao produto/serviço. A tecnologia tem sido uma grande aliada, mas também, uma preocupação; o mercado não dispõe de mão de obra suficientemente qualificada para suprir essa demanda crescente. A baixa oferta de profissionais capacitados tem feito com que as instituições, educacionais ou empresariais, procurem novas formas de oferecer ao profissional diferenciais que garantam também a sua própria competitividade. Diante de tal necessidade e da ineficiência dos conceitos, até então usados para a formação do adulto profissional, a andragogia passou a ser mais estudada e aplicada à formação do “aluno-aprendiz”, que diante de situações que simulam suas atividades profissionais, atuais ou futuras, sente-se mais seguro em discutir os resultados obtidos. As simulações ou jogos de empresa têm se mostrado uma excelente ferramenta para a formação adequada do profissional e podem colocar a empresa em melhores condições de responder às exigências do mercado.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Aprendizagem, Competitividade, Conhecimento, Qualificação
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto