A eficácia na aplicação aos projetos pedagógicos de cursos em uma IES apoiada pelas práticas da governança da TI: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
Anexos
Informações
Título
A eficácia na aplicação aos projetos pedagógicos de cursos em uma IES apoiada pelas práticas da governança da TI: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
Autor(es)
Milton Aidar Martinez
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
11/12/2012
Resumo (EN)
Applying Governance practices in Information Technology (GTI), widespread in large corporations all over the world, can assist higher education institutions in achieving greater competitiveness through the organization of its Information Technology (IT) providing measurements and metrics for monitoring and improvement. The reliability, integrity and availability of information manipulated by a higher education institution can represent their survival in a market scenario increasingly fierce competition nationally and internationally, for example, represented by major mergers. Decisions are made constantly by their senior managers, who need reliable information provided by your IT department and their Information Systems (IS). For the HEI develop a strategic advantage over the competition you need IT to exceed the barrier of being merely a service provider and start to worry about understanding the needs, delivering consistent solutions that meet the cost-benefit focused totally on adding value to the business. Top management must believe in academic strategic potential offered by IT, the arming of information necessary to the business. Through the case study and survey research, it was possible to analyze the support provided by IT in institutional decision making, recognizing the clarity with which the senior management interprets them, and as a result, were suggested alternatives for effectiveness in Educational Project Course (EPC) of HEI with the help of IT Governance practices.
Resumo
A aplicação de práticas de Governança em Tecnologia da Informação (GTI), largamente difundida em grandes corporações espalhadas por todo o mundo, pode auxiliar as Instituições de Ensino Superior na obtenção de maior competitividade por meio da organização de sua Tecnologia da Informação (TI), oferecendo medições e métricas para o seu acompanhamento e aperfeiçoamento.
A confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações manipuladas por uma Instituição de Ensino Superior (IES) podem representar sua sobrevivência em um cenário mercadológico cada vez mais acirrado pela concorrência nacional e internacional representada pelas grandes fusões. Decisões são tomadas constantemente, por seus altos gestores, que necessitam de informações confiáveis fornecidas por sua área de TI e seus Sistemas de Informação (SI). Para que a IES desenvolva um diferencial estratégico em relação à concorrência será necessário que a área de TI ultrapasse a barreira de ser meramente uma prestadora de serviços e passe a se preocupar em entender as necessidades, entregando soluções condizentes que atendam à relação de custo-benefício, focada totalmente em agregar valor ao negócio. A alta gestão acadêmica precisa acreditar no potencial estratégico oferecido pela TI, munindo-a de informações necessárias ao negócio. Por meio do estudo de caso e pesquisa do tipo survey, foi possível analisar o apoio prestado pela área de TI na tomada de decisões institucionais, reconhecer a clareza com que a alta gestão as interpreta, e, como resultado, foram sugeridas alternativas para obter eficácia no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da IES com o auxílio de práticas de Governança da TI.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Instituição de Ensino Superior, Governança de TI, Projeto Pedagógico de Curso, Sistema de Informação
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Processos, Métodos e Ferramentas de TI Aplicados à Engenharia de Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto