A Excelência no Controle do Processo Produtivo com Foco no Conhecimento e Qualidade: Estudo de Caso da Siderurgia Brasileira
Anexos
Informações
Título
A Excelência no Controle do Processo Produtivo com Foco no Conhecimento e Qualidade: Estudo de Caso da Siderurgia Brasileira
Autor(es)
Ulysses Martins Moreira Filho
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
21/03/2012
Resumo (EN)
The steel sector was one of the pioneers to join the Movement for Quality in Brazil in late 1980, because a significant portion of its revenues carne from exports. The model of quality management was strongly influenced by the Japanese, through technical assistance in the manufacture of steel. The steel industry needs massive investment to upgrade its technology, which requires a high level of training of their operators, in special must be a human capital that is capable of producing a laminate to win the preference of its customers, at a cost less than their competitors, especially with regard to rolled products, in a safe and responsible. Based on four models of knowledge management: the SECI model of Nonaka and Takeuchi, Snowden of CYNEFIN model, the FIVE DISCIPLINES model of Senge and the SEVEN DIMENSIONS model of Terra, supported by the Knowledge Management Principies established by Davenport and Prusak, combined with their finement of the indicators from the Knowledge Management Criteria for Management Excellence, was developed a Competency Development Model based on literature review. To validate this model has been carried out field research in the governance representative of the national steel industry, which ratified it, and validate the hypothesis of this paper that the certification of skills based on knowledge of the steel industry technical standards established in or described by procedural guidance, ensures safety in production operations and contributes positively to the manufacture of quality, reliability and competitiveness.
Resumo
O setor siderúrgico foi um dos pioneiros a aderir ao Movimento pela Qualidade no Brasil no final dos anos de 1980, pois parte significativa de suas receitas era oriunda da exportação. O modelo de gestão pela qualidade foi fortemente influenciado pelos japoneses, por meio de assessoria técnica na fabricação de aço. A indústria siderúrgica necessita de volumosos investimentos para a sua atualização tecnológica, o que exige um elevado nível de capacitação de seus operadores. Em outras palavras, é necessário haver capital humano capaz de produzir, de forma segura e responsável, um laminado que conquiste a preferência dos clientes, a um custo inferior ao dos concorrentes, principalmente em relação aos laminados importados. Com base em quatro modelos de Gestão do Conhecimento – modelo SECI de Nonaka e Takeuchi, modelo Cynefin de Snowden, modelo das Cinco Disciplinas de Senge e modelo das Sete Dimensões de Terra – e com o suporte dos Princípios da Gestão do Conhecimento estabelecidos por Davenport e Prusak e dos indicadores de refinamento da Gestão do Conhecimento provenientes dos Critérios da Excelência da Gestão, foi desenvolvido um Modelo de Desenvolvimento de Competências. Para validar esse modelo, foi realizada uma pesquisa de campo junto à governança representativa do setor siderúrgico nacional, que, além de ratificá-lo, validou a hipótese do presente trabalho de que a certificação de competências com base em saberes do setor siderúrgico, estabelecidos em normas técnicas ou descritos em manuais de orientação, garante segurança nas operações produtivas e contribui positivamente para a fabricação de produtos de qualidade, confiabilidade e competitividade.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Excelência em gestão, Qualidade em operações, Gestão do conhecimento
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção em software
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto