A percepção dos colaboradores como stakeholders na estratégia de sustentabilidade de uma empresa ISE
Anexos
Informações
Título
A percepção dos colaboradores como stakeholders na estratégia de sustentabilidade de uma empresa ISE
Autor(es)
Hamilton Dias dos Santos
Orientador(es)
Flávio Romero Macau
Data de Defesa
10/02/2017
Resumo
O tema desenvolvimento sustentável vem evoluindo na sociedade com mais ênfase a partir dos anos 80, quando passou a ser adotado um comportamento crítico em relação à sustentabilidade, com mais educação e conscientização das pessoas. As empresas, motivadas pela sociedade, pela compensação financeira e pela obrigatoriedade da lei, vêm adotando discursos convergentes junto a diversos grupos de interesse no que tange ao tema sustentabilidade ambiental. Esses grupos ou indivíduos chamados de stakeholders afetam as empresas em seus objetivos organizacionais e também são afetados por elas. Para cumprir os objetivos de sustentabilidade, os stakeholders colaboradores têm sido envolvidos nas práticas de responsabilidade socioambiental das empresas que adotam uma abordagem estratégica de sustentabilidade. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é identificar a percepção dos stakeholders colaboradores sobre as ações de estratégia de sustentabilidade adotadas por uma empresa com Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA. Fez-se o recorte no setor de energia elétrica por sua representatividade, relevância estratégica e clareza de dados, e selecionou-se como unidade de análise uma concessionária de São Paulo. Os dados secundários obtidos das ações de sustentabilidade declaradas pela empresa no ISE foram confrontados com os dados primários coletados junto aos stakeholders colaboradores. Concluiu-se que, sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental, empresa e stakeholders têm o mesmo entendimento sobre o tema; pelo prisma da estratégia, há elevado número de divergências entre o discurso e o coletado; sob a óptica da teoria dos stakeholders, houve o maior hiato entre o professado e o percebido. Para se chegar a esses resultados, a pesquisa descritiva, de abordagem qualiquantitativa, foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada com roteiro e um piloto de survey.
Resumo (EN)
The issue sustainable development has been evolving in society more emphatically since the 80s when a critical behaviour towards sustainability was adopted, improving people's education and awareness. Companies, inspired by society, financial compensation, and by legal force, have adopted convergent approaches towards various interest groups concerning environmental sustainability. These groups, called stakeholders, are groups or individuals that affect or are affected by companies' organizational targets. In order to accomplish these targets, the employee stakeholders have been involved in socio-environmental responsibilities of companies that adopted a sustainable strategic approach. Therefore, the overall objective of this paper is to identify the perception of the employee stakeholders about the strategic actions on sustainability adopted by a company with BM&BOVESPA ISE. The electric power sector was used due to its representativeness, strategic relevance, and data clarity; the analysis unit was a dealership from São Paulo, whose secondary data of sustainability actions stated by the company in the ISE were checked against the primary data gathered from the employee stakeholders. In order to get the results, the descriptive research, from a quality and quantitative approach, was developed through a bibliographic and documentary research, a semi structured interview with script and a pilot survey. It was concluded that: from the point of view of environmental sustainability, all of them have the same understanding about the issue; from the perspective of strategy, a greater amount of divergences between the statement and the collected data was perceived; under the stakeholders' vision, there was the biggest gap between the stated and the observed data.
Tipo
Palavras-chave
Estratégia. Sustentabilidade. Stakeholders. Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Global Reporting Initiative (GRI)
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Abordagens Sociais em Redes Organizacionais P
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto