Análise da logística reversa de filtros de óleo automotivo
Anexos
Informações
Título
Análise da logística reversa de filtros de óleo automotivo
Autor(es)
Enrico D' Onofrio
Orientador(es)
João Gilberto Mendes dos Reis
Data de Defesa
25/06/2015
Resumo (EN)
The increase of the global consume and the low durability and resistance of the products made the volume of residuals rise. Due to this, the Federal Government, through the law nº 12.305/10 established the Solid Residual National Policy –SRNP (PNRS in original), to monitore and reduce the effects of the solid residues in the environment. The objective of this act is to reduce the social, environmental and economic impacts, throught the criation of the reverse logistic of residues. In this circumstances, the objective of this paper was to analyse the process of reverse logistic of the used filters of engine oil. As contaimnent agents and considered solid residues, according to the act the used filters must be disposed aproprietly. To make t, it was made a review of the literature, to acchieve a bigger knowledgement of the process and a field survey to comprehend how costumers, retailers and manufacturers have been dealing with the need of making the reverse logistic of residues.For the costumers and retailers, the survey consisted on the fill of a questionnarie to identify their viewpoint concerning the need of recicling the used filters. For the manufacturers was made a case study with the responsible company for the collection and recicle, that pay services to the manufacturers of filters that are associated to the Brazilian Filters Assosietion – Abrafiltros. The obtained results revealed that less than 1% of the manufactured filters were collected and recicled. Beyond that, it was identified that the retailers and consumers noticed the need to recicle these materials, however they didn’t know about the legislation, the process and the volume of recicled filters.
Resumo
O aumento do consumo mundial e a baixa durabilidade e resistência dos produtos fez aumentar o volume dos resíduos. Por essa razão, o Governo Federal, por meio da Lei n.º 12.305/10, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS para monitorar e diminuir os efeitos dos resíduos sólidos no meio ambiente. A finalidade dessa lei é a diminuição dos impactos sociais, ambientais e econômicos por meio da implantação da logística reversa dos resíduos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalhou consistiu em analisar o processo de logística reversa dos filtros usados de óleo de motor. Por serem agentes contaminantes e considerados resíduos sólidos, de acordo com a Lei, os filtros usados necessitam ter descarte adequado. Para isso, foi feita uma revisão da literatura para maior conhecimento do processo e uma pesquisa de campo para compreender como consumidores, varejistas e fabricantes têm se posicionado em relação à necessidade de realização da logística reversa dos filtros. Para consumidores e varejistas, a pesquisa de campo consistiu na aplicação de um questionário para identificar suas percepções quanto à necessidade de se reciclar os filtros usados. Para os fabricantes, realizou-se um estudo de caso com a empresa responsável pelo processo de coleta e reciclagem que presta serviço para os fabricantes de filtros que são afiliados da Associação Brasileira das Empresas de Filtros e Automotivos e Industriais – ABRAFILTROS. Os resultados revelaram que menos de 1% dos filtros produzidos são retornados e reciclados. Além disso, identificou-se que os varejistas e consumidores percebem a necessidade de se reciclar esses materiais, mas desconhecem a legislação, o processo e volume de filtros reciclados.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Logística Reversam, Filtro de Óleo Automotivo, Resíduo Sólido
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto