Que casa é esta? A perspectiva de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional
Documento
Informações
Título
Que casa é esta? A perspectiva de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional
Título (EN)
What kind of home is this? The perspective of children and adolescents in institutional care
Autor(es)
Geane Suzamar Novaes
Orientador(es)
Profa. Dra. Ana Carolina Ferreira Castanho
Data de Defesa
14/03/2024
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa-participante, qualitativa, cujo objetivo principal foi conhecer o acolhimento institucional na perspectiva de crianças e adolescentes de 8 a 12 anos de idade, em uma instituição municipal de acolhimento na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em Pesquisa CEP/CONEP e pelo comitê de ética da Secretaria da Assistência Social de uma cidade do interior de São Paulo. Foram realizadas sete oficinas, norteadas por questões reflexivas acerca da experiência do acolhimento institucional, vivenciadas pelos participantes; após as oficinas, foi realizada uma caracterização temática dos dados, que foram analisados sob o referencial da teoria ecológica de Urie Bronfrenbrenner. Foram encontradas duas categorias: a primeira denominada “A chegada”, marcada pelo momento do acolhimento e as transições ecológicas envolvidas; e a segunda categoria “Processos”, que apontou os sentimentos e movimentos que são evocados no processo de acolhimento institucional, nesta categoria, desenvolveram-se as subcategorias; Reinstitucionalização e vulnerabilidade, Cuidado e afeto, Ambiguidades, Aprisionamento, Saudade e solidão e Falta de esclarecimento traz insegurança. Conclui-se que as crianças e adolescentes, inseridas no contexto institucional em regime de acolhimento, passam por uma transição ecológica, de forma abrupta permeada por sentimentos ambivalentes, elas entendem o processo por que estão passando como necessário, frente a situações em que estavam vivendo, porém, reconhecem as dores que perpassam esta experiência.
Resumo (EN)
This study is a Participatory Research project, which main goal was to explore the institutional care from the perspective of children and adolescents aged between 8 and 12, in a municipal care centre in the city of Ribeirão Preto, São Paulo. The research was approved by the CEP/CONEP research ethics committee and by the ethics committee of the Social Assistance Department of a city in the countryside of São Paulo. Seven workshops were held, guided by reflective questions about the participant's experience with institutional care. After the workshops, a thematic characterisation of the data was carried out, which was analysed under the framework of Urie Bronfrenbrenner's ecological theory. Two categories were found: the first called “The arrival”, marked by the moment of reception and the ecological transitions involved; and the second category “Processes”, which pointed to the feelings and movements that are evoked in the process of institutional reception. Within this category, some subcategories were developed: Reinstitutionalisation and vulnerability; Care and affection; Ambiguities; Imprisonment; Longing and loneliness; and Lack of clarification brings insecurity. The conclusion is that children and adolescents placed in institutional foster care go through an abrupt ecological transition, permeated by ambivalent feelings. They understand the process through which they are going as necessary, given the situations they were experiencing, but they also acknowledge the pain that goes with it.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Criança; adolescente; criança acolhida.
Área de Concentração
Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Linha de Pesquisa
Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto