Competitividade Das Empresas De Streaming Do Brasil
Documento
Informações
Título
Competitividade Das Empresas De Streaming Do Brasil
Título (EN)
COMPETITIVENESS OF BRAZILIAN STREAMING COMPANIES
Autor(es)
EDER ALBERTO DIEGUES
Orientador(es)
Prof. Dr. José Celso Contador
Data de Defesa
31/07/2024
Resumo
O estudo envolve a investigação da competitividade empresarial e o entendimento de como as empresas obtém vantagem competitiva no segmento de streaming. Para tanto, adotou-se o modelo de CAC-Redes que proporciona as seguintes perguntas: O que torna uma empresa de streaming mais competitiva do que suas concorrentes? Quais vínculos dão vantagem competitiva à empresa da indústria brasileira de streaming? O mercado de streaming está em crescimento no mundo e no Brasil? O estudo procura suprir a lacuna de entender como essas empresas mantém-se competitivas nesse mercado. O trabalho identificou os fatores determinantes da competitividade das empresas de Streaming no Brasil e as causas de uma ser mais competitiva do que a outra. Os resultados indicaram forte correlação positiva dos vínculos interorganizacionais e uma empresa inserida em sua rede de negócios com seu grau de competitividade. A pesquisa ainda evidenciou a associação positiva entre intensidade tecnológica e grau de competitividade e apresentou evidências da importância das características do produto na competitividade. O trabalho disponibiliza para pesquisadores e dirigentes empresariais o comportamento competitivo das empresas de streaming do mercado brasileiro e contribui para o desenvolvimento do CAC-Redes e a corroboração de sua tese.
Resumo (EN)
The study involves investigating business competitiveness and understanding how companies obtain a competitive advantage in the streaming segment. To this end, the CAC-Redes model was adopted, which asks the following questions: What makes a streaming company more competitive than its competitors? What ties give the company a competitive advantage in the Brazilian streaming industry? Is the streaming market growing in the world and in Brazil? The study seeks to fill the gap in understanding how these companies remain competitive in this market. The work identified the factors determining the competitiveness of Streaming companies in Brazil and the reasons why one is more competitive than the other. The results indicated a strong positive correlation between inter-organizational ties and a company included in its business network with its degree of competitiveness. The research also highlighted the positive association between technological intensity and degree of competitiveness and presented evidence of the importance of product characteristics in competitiveness. The work makes the competitive behavior of streaming companies in the Brazilian market available to researchers and business leaders and contributes to the development of CAC-Redes and the corroboration of its thesis.
Palavras-chave
Estratégia Competitiva, Competitividade, Redes de Negócio, Vínculos Interorganizacionais, Tecnologias.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
CAPES