Contabilidade em emergia dos cursos técnicos em Administração presencial e EaD do IFSULDEMINAS
Anexos
Informações
Título
Contabilidade em emergia dos cursos técnicos em Administração presencial e EaD do IFSULDEMINAS
Autor(es)
José Hugo de Oliveira
Orientador(es)
Cecília Maria Villa Bôas de Almeida
Data de Defesa
05/02/2015
Resumo (EN)
In this work an emergy synthesis was carried out aiming to compare the implicit environmental cost in forming management technicians by two secondary level courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Southern Minas Gerais campus in Inconfidentes, MG, one of which given in a classroom environment, and the other being a Distance Teaching course. Two groups were selected for their relative closeness in proportion of attending students (85%): one regular classroom-attending group of 34 students and one Distance Teaching group of 43 students. The current utilization and sub-utilization rate of the available infra-structural resources was also assessed, by means of simulations with different numbers of students and the care capacity of teachers and tutors. CO2 emissions resulting from the systems operation were also calculated. Results point out that, under the current configurations, forming a management technician by the Distance Teaching method requires higher environmental support than via classroom teaching. The simulations, however, do indicate a turning point.
Resumo
Este estudo utiliza a síntese em emergia para comparar o custo ambiental implícito na formação de um técnico em Administração em dois cursos subsequentes ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, campus Inconfidentes, um dos quais ministrado presencialmente e o outro, a distância. Analisou-se uma turma de cada modalidade em suas configurações reais atuais e a infraestrutura utilizada por cada uma, ambas selecionadas em razão de sua proximidade em número de vagas ocupadas (85%): uma turma presencial com 34 alunos e uma EaD com 43 alunos. Foi verificada a subutilização de recursos infraestruturais e humanos, por meio de simulações envolvendo o número de alunos e a capacidade de atendimento dos professores e tutores. Os cálculos das emissões de dióxido de carbono resultantes da produção da energia necessária ao funcionamento de cada um dos sistemas são, também, apresentados. Os resultados indicam que, com as configurações atuais, a infraestrutura necessária à formação de um técnico em Administração na modalidade EaD demanda maior suporte ambiental do que a necessária para a formação de outro pelo curso presencial, enquanto as simulações indicam um ponto de reversão.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Emergia, Curso EaD, Curso Presencial, CO2
Área de Concentração
Sustentabilidade em Sistemas de Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e Meio Ambiente
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto