Atendimento Omnichanel: identificando a aplicação e o entendimento nas micros e pequenas empresas
Anexos
Informações
Título
Atendimento Omnichanel: identificando a aplicação e o entendimento nas micros e pequenas empresas
Título (EN)
OMNICHANEL SERVICE: IDENTIFYING APPLICATION AND UNDERSTANDING IN MICRO AND SMALL COMPANIES.
Autor(es)
Lucas Felipe Prudente Santiago
Orientador(es)
Mauro Vivaldini
Data de Defesa
21/04/2024
Resumo
Com a crescente acessibilidade a dispositivos móveis e à internet, especialmente após a pandemia, há uma digitalização em ascensão do cotidiano das pessoas. Essa transformação tem impactado áreas como trabalho, estudos e relacionamentos, remodelando rotinas e formas de interação. Além disso, a maneira como produtos e serviços são consumidos também foi influenciada, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Em resposta a essa mudança, surgiram diversas estratégias para atrair e fidelizar clientes, com destaque para o Omnichannel. O objetivo deste estudo foi identificar como as micro e pequenas empresas veem o Omnichannel. Para isso foi realizado uma revisão da literatura sobre o tema e foi selecionado empresas B2C de micro e pequeno porte para participar do estudo. Foi classificado a qualidade dos pontos de contato dessas empresas usando o método EMICA e foi realizado entrevistas com seus proprietários. Os principais resultados destacam o desconhecimento e a insegurança digital por parte dessas empresas, assim como um atendimento ao cliente limitado e pouco integrado. Também foi percebido baixa adoção de tecnologias digitais, como a falta de aplicativos para smartphones ou atendimento via redes sociais, além de pouca diversidade nas formas de pagamento on-line e desafios na entrega de produtos, incluindo a falta de serviços de entrega ou cobertura territorial limitada.
Resumo (EN)
With the increasing accessibility to mobile devices and the internet, especially after the pandemic, we have observed a rising digitization of people's daily lives. This transformation has impacted areas such as work, studies, and relationships, reshaping routines and modes of interaction. Additionally, the way products and services are consumed has also been influenced, opening up new opportunities for the development of micro and small businesses. In response to this change, various strategies have emerged to attract and retain customers, with emphasis on Omnichannel approaches. The aim of this study was to identify how micro and small businesses perceive Omnichannel strategies. To achieve this, we conducted a literature review on the topic and selected small B2C companies to participate in the study. We assessed the quality of these companies' touchpoints using the EMICA method and conducted interviews with their owners. The main findings highlight the lack of digital awareness and security among these businesses, as well as limited and poorly integrated customer service. We also observed low adoption of digital technologies, such as the absence of smartphone apps or customer service via social media, along with limited diversity in on-line payment methods. We also observed challenges in product delivery, including the lack of delivery services or limited territorial coverage.
Tipo
Palavras-chave
Omnichannel, EMICA, Micro e pequenas empresas.
Publicado em
SANTIAGO, L. F. P; VIVALDINI, M. Atendimento Omnichanel: identificando a aplicação e o entendimento nas micros e pequenas empresas. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Paulista, São Paulo, 2024.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Estratégias e Operações em Redes.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.