Fatores determinantes de permanência na EaD: um estudo de caso em uma IES no Piauí
Anexos
Informações
Título
Fatores determinantes de permanência na EaD: um estudo de caso em uma IES no Piauí
Autor(es)
Luis Antonio Mendes de Mesquita Araujo
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
06/12/2016
Resumo (EN)
The thematic of this survey is related to the importance of students being kept in the Distance Learning (EaD). A study was performed in a Federal Public Superior Teaching Institution (IES) in Piauí, between February 2016 and June 2016 of the same year. It has been recognized reasons that influence the permanence of students in their courses; these reasons are organized in five dimensions, having as a basis the work of Almeida (2008). The outcome was obtained by means of two questionnaires. The first had as aim to realize the perception of students of Administration, they were performing the penultimate term of the course; the second one was focused on the perspective of the coordinator, present and distance tutors and content professors concerned in topic of permanence of students in the modality of Distance Learning. It was sent 165 forms to students of this graduation, 65 answered and they were interviewed by a coordinator, 10 tutors and five content professors. Starting from the analyses of the results it was possible to identify some relevant factors to their permanence in Distance Learning courses, as stable and familiar environment, good structure of the place, return made by the tutor related to the student’s activities, as well as the balanced time to do the activities of the course.
Resumo
Esta pesquisa tem como temática a investigação da permanência dos alunos nos cursos de Educação a Distância (EaD). Foi realizado um estudo em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública federal do Piauí, no período de fevereiro de 2016 a junho do mesmo ano. Foram reconhecidas razões que influenciam na permanência dos estudantes nos cursos; tais razões estão organizadas em cinco dimensões, tendo por base o trabalho de Almeida (2008). Os resultados foram colhidos por meio de dois questionários. O primeiro intencionava perceber a visão dos alunos de um curso de Administração que se encontravam no penúltimo período do letivo e o segundo levantou a perspectiva da coordenadora, dos tutores presenciais e a distância e dos professores conteudistas acerca da temática permanência na modalidade de Educação a Distância. Foram enviados 165 formulários para alunos dessa graduação; destes, 65 responderam e foram entrevistados uma coordenadora, 10 tutores e cinco professores conteudistas. A partir da análise dos resultados foi possível determinar alguns fatores relevantes para a permanência em cursos de Educação a Distância, tais como: ambiente familiar estável, boa estrutura do polo, retorno feito pelo tutor das atividades realizadas pelo aluno, bem como a conciliação do tempo para a realização das atividades do curso.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Educação a Distância, Permanência, Evasão
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto