Efeito do Laser de Ti:Safira, em Regime de Femtossegundos, na Resistência à Flexão da Cerâmica Y-TZP High Translucent, Antes e Após Envelhecimento
Anexos
Informações
Título
Efeito do Laser de Ti:Safira, em Regime de Femtossegundos, na Resistência à Flexão da Cerâmica Y-TZP High Translucent, Antes e Após Envelhecimento
Autor(es)
Maria Eugenia Zanata Milleo
Orientador(es)
Cintia Helena Coury Saraceni
Data de Defesa
20/12/2023
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos da irradiação do laser de pulsos ultracurtos sobre as propriedades superficiais e a resistência à flexão da zircônia high translucent (YTZP high translucent), antes e após o envelhecimento (e).
Método: Discos de zircônia Y-TZP High Translucent - IPS e.max® ZirCAD Prime - Ivoclar Vivadent (12 mm x 1,1 mm, ± 0,2 mm) foram divididos em 8 grupos (n=21), de acordo com o tratamento e envelhecimento: GC/ GC-e: sem tratamento; GAl / GAl-e: jateamento com Al2O3 , 50 m; GSil / GSil-e: silicatização; GL/ GL- e: irradiações com laser de pulsos ultracurtos de 25 femtossegundos (fs) e energia máxima de 800 µJ, centrados em 785 nm com largura de banda de 40 nm (FWHM), em um trem de pulsos com taxa de repetição máxima de 4 kHz e fator M2<2. Esses grupos foram duplicados e submetidos a envelhecimento. As superfícies foram avaliadas por meio de microscopia eletrônica de varredura e, após cimentação, foram submetidas ao teste de flexão biaxial, seguido de fractografia e análises de Weilbull. Testes estatísticos foram aplicados.
Resultados: A combinação tratamento e envelhecimento causou mudança significativa na resistência à flexão, porém de forma diferente entre os tratamentos. Os tratamentos com óxido de alumínio e sílica mostraram comportamentos estatisticamente semelhantes entre si, superiores ao laser. Após o envelhecimento, o grupo que recebeu o tratamento com óxido de alumínio apresentou a menor média de resistência à flexão, seguida do controle. O tratamento com sílica apresentou a maior média de resistência sendo estatisticamente superior as demais médias. O laser foi o grupo que apresentou a segunda maior média entre os tratamentos. De modo geral, nas imagens de fractografia, a camada de cimento apresentou espessura diferente entre os grupos e o tipo de fratura foi dependente desses defeitos provavelmente resultantes de falta de padronização na confecção das amostras.
Conclusão: A irradiação com o laser em regime de femtosegundos promoveu alterações na superfície da zircônia que poderiam favorecer a interação com o cimento resinoso e devido ao resultado mecânico apresentado pelas amostras, principalmente após o envelhecimento, pode ser considerada uma opção para tratamento da superfície da zircônia Y-TZP High Translucent.
Tipo
Tese
Palavras-chave
zircônia; Y-TZP; laser; jateamento; silicatização; tratamento de superfície; resistência à flexão
Publicado em
MILLEO, M. E. Z.; SARACENI, C. H. C. (Orientadora). Efeito do Laser de Ti:Safira, em Regime de Femtossegundos, na Resistência à Flexão da Cerâmica Y-TZP High Translucent, Antes e Após Envelhecimento. 2023. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Clínica Odontológica
Linha de Pesquisa
Estudos dos mecanismos relacionados à ocorrência das condições do sistema estomatognático
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Aplicação do laser na área da saúde
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CNPq
Direito de Acesso
Acesso restrito