Aplicação da Escala Servqual na avaliação de curso semipresenciais: um estudo sobre a qualidade de ensino em uma IES privada de Teresina – PI
Anexos
Informações
Título
Aplicação da Escala Servqual na avaliação de curso semipresenciais: um estudo sobre a qualidade de ensino em uma IES privada de Teresina - PI
Autor(es)
Antonio Gomes Sales Filho
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
21/02/2017
Resumo (EN)
In recent years enrollment in higher education has been intensified due to market's demand of skilled manpower. In this context, Colleges are realizing the importance of focusing their efforts on improving the quality of the services provided, in order to guarantee their survival and development in the market. Therefore, this study proposes to apply the SERVQUAL methodology as an instrument to evaluate the quality of semipresential courses, identifying points that must be adapted, aiming at its efficiency and effectiveness. As a methodological route, this research was applied on students of the Bachelor's degree in Business Administration at a private college in Teresina-PI, considering their perceptions and expectations regarding the quality of the course in presential and distance learning modalities, as evaluative references were used the dimensions of SERVQUAL, tangibility, confidence, readiness, security and empathy. For data collection, questionnaires were applied divided into four sections, each with 20 affirmative variables, two sections for evaluation of the presential modality (40 items) and two sections for the evaluation of the distance modality (40 items). The method for evaluating the quality of distance courses is not yet consolidated in the literature. This research was based on academic articles to create a questionnaire that allowed the comparison between the presence and the distance modality of the same course. The results obtained evidenced a significant discrepancy between the dimensions, when comparing the presential modality with the distance modality of the course is observed a negative perception on the part of the students in relation to the role played by the teachers with respect to the distance modality Of course. As well as, the course, in all modalities (presence and distance), always obtained a lower perception than the expected in the dimensions analyzed, evidencing the need for deep adjustments in the quality of the services provided.
Resumo
Nos últimos anos, o ingresso ao ensino superior tem se intensificado devido às exigências de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Nesse contexto, Instituições de Ensino Superior (IES) vêm percebendo a importância de centrar seus esforços na melhoria da qualidade dos serviços prestados a fim de garantir sua sobrevivência e desenvolvimento no mercado. Diante disso, este estudo propõe como objetivo aplicar a metodologia SERVQUAL como instrumento de avaliação da qualidade de cursos semipresenciais, identificando pontos que devem ser adaptados visando à sua eficiência e eficácia. Como percurso metodológico essa pesquisa foi realizada com discentes do curso de bacharelado em Administração de Empresas em uma IES privada de Teresina-PI, levando-se em consideração as suas percepções e expectativas em relação à qualidade do curso nas modalidades presencial e a distância, tendo como referenciais avaliativos as dimensões do SERVQUAL, tangibilidade, confiança, presteza, segurança e empatia. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários divididos em quatro seções, cada um com 20 variáveis afirmativas, sendo duas seções para avaliação da modalidade presencial (40 itens) e duas seções para a avaliação da modalidade à distância (40 itens). O método para a avaliação da qualidade de cursos a distância ainda não está consolidado na literatura. Esta pesquisa partiu de experiências retratadas em artigos acadêmicos para criar um questionário que permitisse a comparação entre as partes presencial e a distância de um mesmo curso. Os resultados obtidos evidenciaram uma discrepância relevante entre as dimensões quando se compara a modalidade presencial com a modalidade a distância do curso. Nesse caso, observa-se uma percepção negativa por parte dos alunos em relação ao papel desempenhado pelos professores no que se refere à modalidade a distância do curso. Bem como, o curso, em todas as modalidades (presencial e à distância), obteve sempre uma percepção menor do que a expectativa nas dimensões analisadas, evidenciando a necessidade de ajustes profundos na qualidade dos serviços prestados.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Educação à Distância, Servqual, Qualidade de Serviço
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto