MARKETING EMPREENDEDOR DE EMPRESAS EM REDES: a influência do empreendedorismo em suas dimensões fundamentais
Documento
Informações
Título
MARKETING EMPREENDEDOR DE EMPRESAS EM REDES: a influência do empreendedorismo em suas dimensões fundamentais
Título (EN)
ENTREPRENEURIAL MARKETING OF COMPANIES IN NETWORKS: the influence of entrepreneurship in its fundamental dimensions
Autor(es)
Carla Marieli Delmiro Capeli
Orientador(es)
Victor Silva Corrêa
Data de Defesa
20/12/2023
Resumo
As redes de empresas de estética têm se destacado nos últimos anos, apresentando um crescimento relevante no mercado brasileiro. Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Licenciamento, no Brasil, um dos seis países com maior faturamento em licenciamento do mundo, o licenciamento tem crescido nos últimos anos e, em 2022, apresentou um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Atualmente, os setores de higiene e beleza brasileiros ocupam o quarto lugar no mundo em consumo e o segundo em lançamentos de produtos por ano, de acordo com os dados apresentados pelo Portal ABIHPEC (2023) e pelo Portal SEBRAE (2023). Devido à relevância do setor, este estudo busca identificar como o comportamento empreendedor Causal e Effectual impacta as sete dimensões do Marketing Empreendedor – ME – e como o ME impacta o comportamento empreendedor Causal e Effectual. Ao fazer isso, o presente estudo ajuda a preencher lacunas derivadas da pouca associação entre as literaturas, pois são poucos os estudos que tratam sobre como o empreendedorismo causal e o effectual influenciam as sete dimensões do ME – o mesmo ocorrendo no inverso. O estudo se pauta nas teorias do Empreendedorismo Causal e do Effectual e do ME. A pesquisa é de natureza qualitativa-descritiva e a coleta de dados foi realizada em uma rede de estética, tendo como principal objeto de análise a própria rede e as empresas que a compõem. O parâmetro para escolha das empresas que compõem a rede foi intencional, considerando as que possuíam maior disponibilidade para a coleta de dados. Com a pesquisa, foi possível demonstrar a importância do Empreendedorismo Causal e do Effectual nas estratégias de ME e vice-versa. A análise realizada se baseou na teoria e nas proposições teóricas e as evidências coletadas em campo foram contrastadas com a literatura sobre o Empreendedorismo Causal e o Effectual e o ME. Com essa análise, obtiveram-se contribuições teóricas e empíricas importantes: as teóricas se devem à ampliação das relações que abrangem as teorias do Empreendedorismo Causal, do Effectual e do ME; as empíricas ocorreram pela investigação do empreendedorismo do setor de estética em redes, que se apresenta como um setor em ascensão no Brasil.
Resumo (EN)
Networks of aesthetic companies have stood out in recent years, showing significant growth in the Brazilian market. According to data presented by the Brazilian Licensing Association, Brazil is one of the six countries with the highest licensing revenue in the world: licensing has grown in recent years and, in 2022, showed a growth of 5% compared to the previous year. Currently, the Brazilian hygiene and beauty sectors rank fourth in the world in consumption and second in product launches annually, according to data presented by the ABIHPEC Portal (2023) and the SEBRAE Portal (2023). Due to the relevance of the sector, this study seeks to identify how Causal and Effectual entrepreneurial behavior impacts the seven dimensions of Entrepreneurial Marketing – ME – and how ME impacts Causal and Effectual entrepreneurial behavior. In doing so, the present study helps to fill gaps arising from the little association between both literatures, as there are few studies that deal with how causal and effectual entrepreneurship influence the seven dimensions of ME – the same occurring in reverse. The study is based on the theories of Causal and Effectual Entrepreneurship and ME. The research is qualitative-descriptive in nature and data collection was carried out in an aesthetics network, with the network itself and the companies that make it up as the main object of analysis. The parameter for choosing the companies that make up the network is intentional, considering those that had greater availability for data collection. From the research, it was possible to demonstrate the importance of Causal and Effectual Entrepreneurship in ME strategies and vice versa. The analysis carried out in this research was based on theory and theoretical propositions and the evidence collected in the field was contrasted with the literature on Causal and Effectual Entrepreneurship and on ME. With this analysis, important theoretical and empirical contributions were obtained: the theoretical ones are due to the expansion of relationships that encompass the theories of Causal, Effectual and ME Entrepreneurship; the empirical contributions occurred through the investigation of entrepreneurship in the aesthetics sector in networks, which presents itself as a sector on the rise in Brazil.
Tipo
Palavras-chave
empreendedorismo; empreendedorismo causal e effectual; marketing empreendedor; dimensões do marketing empreendedor.
Publicado em
CAPELI, C. M. D.; CORRÊA, V. S. (Orientador). MARKETING EMPREENDEDOR DE EMPRESAS EM REDES: a influência do empreendedorismo em suas dimensões fundamentais. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Redes Organizacionais
Linha de Pesquisa
Redes, Organizações e Sociedade
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes, Organizacionais e Sociedade
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.