O Algoritmo tem Ouvidos? Um Estudo sobre a Escuta Musical na Plataforma de Streaming do Spotify.
Documento
Informações
Título
O Algoritmo tem Ouvidos? Um Estudo sobre a Escuta Musical na Plataforma de Streaming do Spotify.
Título (EN)
Does the algorithm have ears? A study on listening to music on the spotify streaming platform.
Autor(es)
Fernando Pedro de Moraes
Orientador(es)
Heloisa de Araújo Duarte Valente
Data de Defesa
28/08/2023
Resumo (EN)
This thesis was structured through a qualitative and quantitative research, by a case study methodology using the author Robert YIN, 2015, with the main objective of developing an investigation about the reasons for establishing the communication processes with the algorithm of the Spotify's music streaming service platform, in the assertive creation of lists of musical preferences for its users both in paid accounts (PREMIUM) and in free accounts (FREE), where it is necessary to investigate how these processes of recommendation of the Spotify platform and the behavior of its artificial intelligence technologies, define the creation of algorithmic indications, based on the interference and association of users' habits and customs. The tools for data analysis are world-renowned software tools for data visualization and analysis, Wireshark and Fiddler, (BANERJJE et al, 2010). This research is supported by authors such as Clarke and Kubrick (1968) to start our discussions about my initial ideas of HAL and NELSON, as usage algorithms and services mediated by their platforms, developing logic algorithms portrayed by Muggleton (2014), Gillespie (2014), Rieder (2012) and Jacques (2014), Fernandéz (2018), Lotz (2018) and Herbert (2015), to talk about media and streaming platforms and platforming with Poell, Nieborg, Dijck (2020). Copeland (2004) with the essence of Turing algorithms, Cruz, Alencar and Schimitz (2013), De Marchi (2021), justify the adherence of the research regarding the creation of tastes structured by algorithms on streaming platforms. On datafication, mainly, Dijck (2014), Schoenberger and Cukier (2013), D'Andrea (2020), among others. We conclude that the data surveys were compared with research and authors already mentioned and it is clear that there is access to user data as a fundamental input in the generation of assertive lists for recommendation based on the habits and customs of using different platforms until it reaches Spotify.
Resumo
Esta tese foi estruturada por meio de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por uma metodologia de estudo de caso utilizando o autor Robert YIN, 2015, com o principal objetivo de desenvolver uma investigação sobre quais as razões se estabelecem os processos de comunicação com o algoritmo da plataforma do serviço de streaming de música do Spotify, na criação de listas de preferências musicais de forma assertiva para seus usuários tanto em contas pagas (PREMIUM), como em contas gratuitas (FREE), onde se faz necessária a investigação de como estes processos de recomendação da plataforma do Spotify e o comportamento de suas tecnologias de inteligência artificial, definem a criação de indicações algorítmicas, baseadas na interferência e associação de hábitos e costumes dos usuários. As ferramentas para análise dos dados, são ferramentas de softwares mundialmente conhecidas de visualização e análise de dados, Wireshark e a Fiddler, (BANERJJE et al, 2010). Esta pesquisa está amparada em autores como Clarke, e Kubrick (1968) para iniciar nossas discussões sobre as minhas ideias iniciais de HAL e NELSON, como algoritmos de utilização e serviços mediados por suas plataformas, desenvolvendo algoritmos de lógica retratada por Muggleton (2014), Gillespie (2014), Rieder (2012) e Jacques (2014), Fernandéz (2018), Lotz (2018) e Herbert (2015), para falar de plataformas midiáticas e de streaming e plataformização com Poell, Nieborg, Dijck (2020). Copeland (2004) com a essência dos algoritmos de Turing, Cruz, Alencar e Schimitz (2013), De Marchi (2021), justificam a aderência da pesquisa no que se refere a criação de gostos estruturados por algoritmos em plataformas de streaming. Sobre a dataficação, principalmente, Dijck (2014), Schoenberger e Cukier (2013), D´Andrea (2020), dentre outros. Concluímos que os levantamentos de dados foram comparados com pesquisas e autores já mencionados e fica claro que existe o acesso aos dados do usuário como insumo fundamental na geração de listas assertivas para a recomendação baseada nos hábitos e costumes de utilização de plataformas diversas até chegar no Spotify.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Canção Francesa; Cultura Midiática; Escuta; Inteligência Artificial; Streaming; Spotify
Publicado em
MORAES, F. P. de; VALENTE, H. de A. D. (Orientadora). O Algoritmo tem Ouvidos? Um Estudo sobre a Escuta Musical na Plataforma de Streaming do Spotify. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto