Relacionando educação de Engenharia e desenvolvimento regional no Brasil
Anexos
Informações
Título
Relacionando educação de Engenharia e desenvolvimento regional no Brasil
Autor(es)
Vitor Mendes Caldana
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
06/02/2017
Resumo (EN)
Brazil has an uneven distribution of regional development. The studies of shortage of engineers do not take into account the regional factor for their conclusions. Through a bibliographical review and cases studies directed to the quality, quantity and geographical location of the Engineering schools this work aims to relate the disparity in development with the disparity in engineering graduation. The results show that the disparity in graduation and occupation is equivalent to the GDP scenario and this research contributes in increasing the knowledge about Brazil´s regional scenario as well as to indicate the regional factor is meaningful for future analysis about development.
Resumo
O Brasil apresenta uma situação de desigualdade de desenvolvimento regional. Os estudos de escassez de engenheiros não levam em conta o fator regional para as suas conclusões. Por meio de uma revisão bibliográfica e estudos de caso direcionados tanto para a quantidade, quanto para a qualidade (como, por exemplo, a localização dos engenheiros e escolas de Engenharia), este trabalho busca relacionar a disparidade de desenvolvimento com a disparidade de formação dos engenheiros. Os resultados mostram uma disparidade de formação e ocupação condizentes com o cenário do PIB. Esta pesquisa contribuiu para o aumento do conhecimento regional brasileiro, bem como para indicar o fator regional como significativo para análises futuras sobre desenvolvimento.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Desenvolvimento Regional, Educação de Engenharia, Microrregiões
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto