A contribuição das metodologias ativas para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador no Curso de Bacharelado em Engenharia Civil
Anexos
Informações
Título
A contribuição das metodologias ativas para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador no Curso de Bacharelado em Engenharia Civil
Autor(es)
Ivonalda Brito de Almeida Morais
Orientador(es)
Oduvaldo Vendrametto
Resumo
A educação tem passado por transformações significativas na última década, e a Engenharia Civil tem sido uma das áreas que mais tem incorporado inovações, visando à formação de profissionais inovadores para o mercado de trabalho. Esta pesquisa visa contribuir com os estudos sobre o uso das metodologias ativas para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador nesse curso, que tem como parâmetro a Resolução CNE/CES Nº 002/2019. A questão norteadora da pesquisa foi: quais são as ferramentas de metodologias ativas mais efetivas para o alcance das competências previstas no perfil de competência do curso de Engenharia Civil? O objetivo geral é desenvolver uma proposta de implementação das metodologias ativas em uma IES do interior do estado do Piauí, voltada para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) do curso de Engenharia e com a meta 4.4 da Agenda 2030 da ONU. De maneira específica teve como objetivo identificar as ferramentas de metodologias ativas aplicáveis ao curso de Engenharia Civil com potencial para colaborar no desenvolvimento das competências dos egressos definidas nas DCN’s, realizar um diagnóstico situacional dos fatores que influenciam a adoção de metodologias ativas no curso de Engenharia Civil em uma Instituição de Ensino Superior e desenvolver um modelo para apoiar a implementação de metodologias ativas no âmbito do curso de Engenharia Civil. Na primeira etapa desse estudo foi feita pesquisa documental e bibliográfica. Na segunda, uma pesquisa-ação. Foram sujeitos da pesquisa coordenador, professores e alunos do curso de Engenharia Civil de uma IES do Piauí. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários, documentos e reuniões com os sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados, utilizou-se o método de análise de conteúdo e o software IRAMUTEQ. Como resultado, verificou-se que 13 ferramentas de metodologias ativas são mais propensas ao desenvolvimento das competências previstas nas DCN’s de Engenharia, destacando-se Peer Instruction, Project-based learning- PBL, Portfólio, Problematização com a utilização do Arco de Manguerez, Aprendizagem Baseada em Problema- ABP e Estudo de Caso. Ao final, apresentou-se a proposta de um plano de ação para o curso de Engenharia Civil, dividido em quatro eixos. Cada eixo, apresentou metas e ações a serem executadas no ano de 2021, que foram avaliadas e comprovada sua eficácia em relação à formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho que exige cada vez mais inovação, qualidade e capacidade de aprender ao longo da vida, de acordo com as DCN’s e as ODS da Agenda 2030 da ONU.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Metodologias ativas; Competências; Engenharia Civil
Publicado em
MORAIS, I. B. de A.; VENDRAMETTO, O. (Orientador). A contribuição das metodologias ativas para o desenvolvimento de um perfil profissional inovador no Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/dissertacoes-teses-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-engenharia-de-producao/a-contribuicao-das-metodologias-ativas-para-o-desenvolvimento-de-um-perfil-profissional-inovador-no-curso-de-bacharelado-em-engenharia-civil/
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto