“EU SOU A UNIVERSAL”: A Reprodução da Masculinidade Hegemônica no Imaginário Midiático
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Informações
Título
“EU SOU A UNIVERSAL”: A Reprodução da Masculinidade Hegemônica no Imaginário Midiático
Título (EN)
"Eu sou a Universal" The Reproduction of Hegemonic Masculinity in the media imaginary.
Autor(es)
Marcos Camilo de Santana
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
21/08/2023
Resumo (EN)
This thesis proposes the study of hegemonic masculinity. The research takes place in the Communication field and the objective is to identify and analyze the discursive presence of hegemonic masculinity in religion, in particular in the Universal Church of the Kingdom of God whose media empire is one of the greatest "cases" of Communication and Religious Marketing in Brazil. The problem that drives the investigation is: what meanings about masculinity are produced and vascularized by the media in IURD advertising campaigns? The corpus of analysis is the advertising campaign: “I am Universal”, in its communicational marketing, as well as the integral communication of this institution and how it contributes to hegemonic masculinity, analyzed during the years 2020 to 2023. The methodological basis is the depth hermeneutics proposed by John B. Thompson. The theoretical framework is composed of the theory of the communicational imaginary (MORIN; CONTRERA), the theories of hegemonic masculinity (CONNEL) and theorists of the Sciences of Religion and Communication (CUNHA; CAMPOS; MIKLOS; SILVA; PENKAL). The research results showed that media narratives influence the construction of the social imaginary that shapes the identity of individuals and, at the same time, are a reflection of the rules of conduct established by society. From this perspective, the narratives of IURD's advertising campaigns, under market demand, encourage the production of meaning aligned with hegemonic, sexist and patriarchal masculinity.
Resumo
Esta tese tem a proposta o estudo da masculinidade hegemônica. A pesquisa se dá no campo Comunicação e o objetivo é identificar e analisar a presença discursiva da masculinidade hegemônica na religião, em particular na Igreja Universal do Reino de Deus cujo império midiático é um dos maiores “cases” de Comunicação e Marketing religioso do Brasil. O problema que move a investigação é: quais os sentidos sobre a masculinidade são produzidos e vascularizados pelas mídias nas campanhas publicitárias da IURD? O corpus de análise é a campanha publicitária: “Eu sou a Universal”, em seu marketing comunicacional, bem como a comunicação integral desta instituição e como contribui com a masculinidade hegemônica, analisados durante os anos de 2020 a 2023. A base metodológica é a hermenêutica de profundidade proposta por John B. Thompson. O referencial teórico é composto pela teoria do imaginário comunicacional (MORIN; CONTRERA), pelas teorias da masculinidade hegemônica (CONNEL) e os teóricos das Ciências da Religião e Comunicação (CUNHA; CAMPOS; MIKLOS; SILVA; PENKAL). Os resultados da pesquisa apontaram que as narrativas midiáticas influenciam na construção do imaginário social que molda a identidade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, são um reflexo das normas de conduta estabelecidas pela sociedade. Nessa perspectiva, as narrativas das campanhas publicitárias da IURD, sob a demanda mercadológica, fomentam a produção de sentido alinhada à masculinidade hegemônica, machista e patriarcal.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Comunicação e Cultura; Comunicação e Religião; Imáginario Midiático; Masculinidade Hegemônica; IURD
Publicado em
SANTANA, M. C. de; MIKLOS, J. (Orientador). “EU SOU A UNIVERSAL”: A Reprodução da Masculinidade Hegemônica no Imaginário Midiático. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
CAPES PROSUP
Direito de Acesso
Acesso Aberto