A Comunicação da Ciência em tempos pandêmicos: apropriações midiáticas de universidades públicas brasileiras no combate à desinformação
Documento
Informações
Título
A Comunicação da Ciência em tempos pandêmicos: apropriações midiáticas de universidades públicas brasileiras no combate à desinformação
Título (EN)
Science Communication in pandemic times: media appropriations of Brazilian public universities in the fight against misinformation
Autor(es)
Pedro Augusto Farnese de Lima
Orientador(es)
Carla Montuori Fernandes
Data de Defesa
02/06/2023
Resumo (EN)
The circularity of information, enhanced by the technological and social advancement of media platforms, favors the greater reach of rumours, conspiracy theories and communicational products that impact, above all, science. The coronavirus pandemic is a historic event with important consequences for humanity and presents, among other challenges, the need to disseminate credible data to help fight the disease. In this context, how do scientific institutions present themselves in the virtual environment to face this reality? What actions were undertaken to publicize the research and the main issues raised? This thesis is configured with the objective of investigating how the largest knowledge-producing institutions in Brazil (USP, UNIFESP, UERJ and UFRJ) positioned themselves from Facebook. The Content Analysis (CA) of the posts published in different periods, from 2020 to 2022, showed that the enunciative approaches were in tune with the conjunctural aspects of the advance of Covid-19, which allowed us to categorize the themes, thus establishing an epistemological learning curve. Universities appropriated their entire media apparatus, with balanced refutations to circulating narratives and contextualized approaches in an environment of government denialism that influenced decision-making in public health policies.
Resumo
A circularidade de informações, potencializada pelo avanço tecnológico e social de plataformas midiáticas, favorece o maior alcance de boatos, teorias conspiratórias e produtos comunicacionais que impactam, sobretudo, a ciência. A Pandemia do coronavírus é um evento histórico com importantes consequências para a humanidade e apresenta, dentre outros desafios, a necessidade de difundir dados credíveis que auxiliem no combate à doença. Nesse contexto, como as instituições científicas se apresentam no ambiente virtual para o enfrentamento dessa realidade? Quais ações foram empreendidas para publicizar as pesquisas e os principais assuntos acionados? Esta tese se configura com o objetivo de investigar como as maiores instituições produtoras de conhecimento no Brasil (USP, UNIFESP, UERJ e UFRJ) se posicionaram a partir do Facebook. A Análise de Conteúdo (AC) das postagens publicadas em diferentes períodos, de 2020 a 2022, mostrou que as abordagens enunciativas estiveram em sintonia com os aspectos conjunturais do avanço da Covid-19, o que nos permitiu categorizar as temáticas, estabelecendo, assim, uma curva de aprendizagem epistemológica. As universidades se apropriaram de todo seu aparato midiático, com refutações balanceadas às narrativas circulantes e abordagens contextualizadas em um ambiente de negacionismo governamental que influenciou as tomadas de decisão das políticas públicas de saúde.
Coleção
Tipo
Tese
Palavras-chave
Facebook; negacionismo científico; Covid-19; fake news.
Publicado em
LIMA, P. A. F. de; FERNANDES, C. M. (Orientadora) A Comunicação da Ciência em tempos pandêmicos: apropriações midiáticas de universidades públicas brasileiras no combate à desinformação. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2023.
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Centro de Estudos em Música e Mídia
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares – PROSUP/CAPES.
Direito de Acesso
Acesso Aberto