Ostentação e masculinidade hegemônica no futebol: um estudo sobre as postagens de Neymar no Instagram
Documento
Informações
Título
Ostentação e masculinidade hegemônica no futebol: um estudo sobre as postagens de Neymar no Instagram
Autor(es)
Ney Aluxan Perote Vasconcelos
Orientador(es)
Jorge Miklos
Data de Defesa
14/02/2022
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar, pelo viés da masculinidade hegemônica, as postagens de ostentação do jogador de futebol Neymar na rede social digital Instagram. A problematização que moveu o estudo foi indagar se havia relação entre as postagens do jogador e os valores propugnados pela masculinidade hegemônica que se alinham com o sucesso e o consumismo. O estudo originou-se a partir da observação de reportagens sobre o jogador Neymar, produzidas e vascularizadas pelos meios de comunicação, em que figuravam constantes aparições do futebolista expondo objetos de alto valor financeiro, ou seja, comportamentos reconhecidos socialmente como ostentação. A fundamentação teórica apoiou-se no conceito de masculinidade hegemônica proposto por Raewyn Connell, que analisa os significados de masculinidade no contexto contemporâneo. Ao lado de Connel, abriu-se um diálogo com os sociólogos Pierre Bourdieu e seu conceito de dominação masculina e Zygmunt Bauman e sua reflexão a respeito da sociedade de consumo. A metodologia foi bibliográfica e incluiu a seleção de diversas fontes de informação coletadas em livros teóricos, bancos de teses e dissertações de universidades, artigos publicados em revistas científicas, documentos midiáticos entre outros. Como recorte, foram escolhidas as publicações a partir de setembro de 2015 e, após a diversas leituras flutuantes, optou-se por um total de quarenta e seis imagens que representassem situações e comportamentos desse período. Os resultados do estudo revelam que as postagens de Neymar aliam-se às práticas do consumo ostentatório e evidenciam que a marca Neymar se vale do poder rizomático e de capilaridade das redes sociais digitais para produzir o marketing pessoal. Em suas postagens, Neymar expressa sucesso, riqueza, valores consoantes com a sociedade de mercado. As redes sociais foram transformadas em espaços de marketing pessoal e, com isso, ganham engajamento, uma vez que o grande número de usuários nas redes possibilita alcançar - de maneira rápida e com alto poder de envolvimento - grande parcela da população potencialmente interessada em seus serviços ou produtos. Para criar vínculo com o público, a estratégia de Neymar é a performance alinhada à masculinidade hegemônica, sustentada em valores como poder, virilidade, força física, ostentação, entre outros.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Masculinidade Hegemônica; Sociedade de Consumo; Ostentação; Redes Sociais Digitais; Neymar;
Publicado em
VASCONCELOS, N. A. P.; MIKLOS, J. (Orientador). Ostentação e masculinidade hegemônica no futebol: um estudo sobre as postagens de Neymar no Instagram. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/191/101933/NEY-ALUXAN-PEROTE-VASCONCELOS.pdf
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Mídia e Estudos do Imaginário
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto