AL JANIAH EM TEMPOS DE PANDEMIA: comunicação urbana, consumo cultural e ativismos em multiterritórios
Documento
Informações
Título
AL JANIAH EM TEMPOS DE PANDEMIA: comunicação urbana, consumo cultural e ativismos em multiterritórios
Autor(es)
Juliana Conartioli Rodrigues
Orientador(es)
Simone Luci Pereira
Resumo
Esta pesquisa analisa o espaço cultural e ativista Al Janiah (localizado na região do Bixiga/São Paulo) durante a pandemia, buscando compreender os seus múltiplos territórios (físico e on-line). Nos valemos da perspectiva teórica acerca da comunicação urbana que compreende esse espaço cultural como um nó que conecta e articula muitas redes de pessoas, ideias, sentidos de ativismo, imaginários, práticas de consumo, nos fluxos da cidade. Além da perspectiva da comunicação urbana, articulamos como eixos teórico-conceituais a noção de cultura enquanto epicentro da abordagem social e comunicacional; a noção de cultura enquanto recurso; a noção de identidades diaspóricas; a noção de territórios e multiterritórios; e as noções sobre consumo cultural e alternativo. O objetivo central foi compreender os territórios físico e online durante a pandemia em suas práticas de consumo cultural ativista dialogando com as formas de comunicação e culturas urbanas na cidade de São Paulo e no bairro do Bixiga. A metodologia adotada foi a pesquisa de inspiração etnográfica com base em situações de campo que envolveram dados produzidos na investigação na página do Facebook e no site oficial do Al Janiah (conteúdos postados, a articulação dos frequentadores/usuários, os discursos, além dos vídeos de relatos biográficos dos funcionários), como também nos eventos presenciais ocorridos entre outubro de 2020 e dezembro de 2021. Assim, procuramos trazer uma compreensão acerca do consumo ativista presente nos diferentes territórios do Al Janiah durante a pandemia, observando as re-existências presente no espaço físico, nos discursos e nas trajetórias de vida dos funcionários, articuladas as questões ativistas locais e translocais, dialogando com os grupos minoritários a partir de muitas redes e fluxos entre coletivos, movimentos sociais, partidos, mundo acadêmico.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Al Janiah; comunicação urbana; multiterritórios; ativismo; consumo cultural;
Publicado em
RODRIGUES, J. C.; PEREIRA, S. L..(Orientadora). AL JANIAH EM TEMPOS DE PANDEMIA: comunicação urbana, consumo cultural e ativismos em multiterritórios. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/191/101507/JULIANA-CONARTIOLI-RODRIGUES.pdf
Área de Concentração
Comunicação e Cultura Midiática
Linha de Pesquisa
Contribuições da mídia para a interação entre grupos sociais
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Urbesom - Grupo de pesquisa em Culturas Urbanas, Música e Comunicação
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto