Nem ver, nem olhar: visualizar: uma perspectiva psicanalítica sobre a adolescência e as redes sociais
Autor(es)
Ana Clara Ferrari | Bianca Xeraze Almeida | Bruna Nataly Paes Vieira | Bruna Pires de Camargo Domingues | Caroline Akiko Kido | Giovanna Ferreira Nascimento
Orientador(a)
Cybele Carolina Moretto Moretto
Resumo
As redes sociais têm tomado um espaço muito grande em nossa sociedade, indivíduos de todas as faixas etárias aderiram a essas ferramentas e ao novo meio de comunicação social digital, mas a fase da adolescência em específico é a que mais se tornou aderente e que possui os principais usuários no meio virtual. Tendo isso em vista, ao pensar na fase de desenvolvimento e construção da identidade que o adolescente se encontra, o uso excessivo e inadequado das redes sociais podem impactar negativamente esses usuários, sendo passíveis de agravar alguns transtornos psicológicos ou até mesmo ser um fator contribuinte para originá-los de acordo com o conteúdo que é consumido frequentemente por esses indivíduos. Este trabalho buscou pesquisar a influência dessas mídias sociais na faixa etária da adolescência seguindo um olhar teórico-metodológico da Psicanálise. A análise se deu a partir de abordagens qualitativas, estudos bibliográficos de autores clássicos e contemporâneos em torno do tema e alguns relatos digitais dos próprios usuários das redes sociais. Dentre os resultados discutiu-se sobre a compreensão psicanalítica e sociocultural dos fenômenos das redes na atualidade, as redes sociais como fator agravante em torno dos transtornos psicológicos e a atuação do psicólogo frente a essa demanda. Compreendeu-se que apesar dos benefícios do avanço tecnológico nos meios de comunicação digital, o uso inadequado das redes pode impactar negativamente os usuários e atrapalhar o desenvolvimento saudável no período da adolescência, promovendo um contexto de atuação abrangente para o profissional psicólogo auxiliar em torno do sofrimento e transtornos psicológicos advindos dessa demanda.