Educação em saúde como estratégia de prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis
Autor(es)
Ana Julia Machado de Assunção | Jucielle Rodrigues Alves | Matheus Alexandre Nascimento da Silva | Ricardo Sá Nobre
Orientador(a)
Tarley Santos Oliveira
Resumo
Doenças crônicas não transmissíveis estão no foco de atenção não só do Brasil, mas de toda comunidade internacional. No Brasil já foram lançados manuais, protocolos e projetos para diminuir os casos de morbimortalidade por decorrência dessas doenças, assim como projetos a níveis internacionais. Com isso, esse trabalho propõe-se a pesquisar empecilhos e estratégias de educação em saúde para prevenção e controle de doenças crônicas. Utilizou-se uma revisão integrativa para a pesquisa proposta. Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados científicas: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino- mericana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de Dados em Enfermagem (Bdenf) e PubMed, incluídos artigos que utilizaram os descritores constantes nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “educação em saúde”; “doenças crônicas”, “doenças não transmissíveis” e “enfermagem” no título, resumo ou assunto, publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. No total foram encontrados 22 artigos, de origem em 13 países e 4 continentes diferentes. Comunicação e determinantes sociais são os maiores empecilhos para prevenção e controle de doenças crônicas, ao passo que estabelecimento de vínculo, rastreamento, educação interativa e voltada para decisão de hábitos saudáveis são as melhores estratégias para prevenção e controle de doenças crônicas.
Palavras-chave
Enfermagem | Educação em saúde | Doenças crônicas | Doenças não transmissíveis