Como as mídias sociais contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares
Documento
Informações
Título
Como as mídias sociais contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares
Título (EN)
How social media contributes to the development of eating disorders
Autor(es)
Isabella Sousa Figueiredo | Victoria Medeiros Lucena Barboza
Orientador(a)
Rejane A. Ribeiro
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a influência das mídias sociais e sua relação com a autoimagem e os transtornos alimentares. Foram identificados o público mais afetado, sua faixa etária, os canais onde os conteúdos são mais consumidos, bem como as principais inseguranças desse público. Também investigamos as decisões e os caminhos frequentemente tomados por esses indivíduos, influenciados pelo desejo de obter resultados rápidos, além de verificar qual transtorno alimentar é mais comumente desenvolvido sob a influência das mídias sociais. Para alcançar esses objetivos, foi aplicado um questionário contendo 10 perguntas fechadas e 2 abertas, com a participação de voluntários. Os dados coletados foram submetidos à análise temática de conteúdo, permitindo uma compreensão mais profunda dos impactos das mídias sociais na saúde mental, especialmente no que tange aos transtornos alimentares. Este estudo investigou as influências das mídias sociais nos transtornos alimentares, focando na relação entre estas plataformas e a autoimagem. A pesquisa quantitativa, realizada por meio de um formulário online, revelou que adolescentes e jovens adultos, especialmente mulheres, são os mais afetados, com a insatisfação corporal sendo a principal insegurança associada. Os resultados mostraram uma forte correlação entre o consumo de conteúdo nas mídias sociais e o desenvolvimento de transtornos alimentares. Participantes que passam mais tempo nas redes relataram menor satisfação corporal, especialmente ao se compararem com influenciadores que promovem padrões estéticos. Isso também gerou um aumento no desejo por cirurgias plásticas, para mudanças em seus corpos. Concluindo-se que as redes sociais afetam diretamente a autoimagem e a satisfação com o corpo.
Palavras-chave
Transtornos alimentares | Mídias sociais | Psicologia e saúde
Área de Concentração
Psicologia
Data de Defesa
11/10/2024
Local/Campus
Brasília
Curso
Psicologia
Direito de Acesso
Acesso restrito