O trabalho de conclusão de curso apresentado visou investigar os diversos fatores históricos, culturais e sociais relacionados à prática paterna, observando de que forma isso surgia diante de gerações distintas de pais. Para o alcance dos resultados, foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, composta por um questionário sócio-histórico e uma entrevista semiestruturada. A análise das respostas obtidas foi feita através da análise de dados de Bardin. Considerando o levantamento bibliográfico para aproximação com o tema e, posteriormente, a realização das entrevistas semiestruturadas, foram elencadas três categorias para a realização da análise do conteúdo, sendo elas: Cuidado como amor versus cuidado como provisão; influências paternas mantidas versus influências paternas ressignificadas; e desafios da paternidade na atualidade. Os resultados obtidos demonstraram como as diferenças geracionais dos pais se mostravam, especificamente, na maneira como demonstravam o cuidado, sendo que os pais mais velhos consideraram a provisão financeira como fator principal e os pais mais novos destacaram a demonstração de afeto como principal forma de demonstrar o cuidado. Além disso, foi observada a maneira como os pais lidavam com os exemplos passados a eles pelos seus próprios pais, alguns demonstravam total orgulho dos ensinamentos do pai e os mantinham adiante, ao contrário de outros que ressignificaram o que foi passado a eles, trazendo mais sentido para suas próprias vivências. Diante do exposto, compreendeu-se que a experiência da paternidade tem rompido com os padrões geracionais e o cuidado, a presença, têm recebido maior importância na relação com os filhos.