Esse estudo teve como tema as vivências dos pais em relação ao processo de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seus filhos. O objetivo central foi investigar as reações emocionais, os desafios cotidianos e as dificuldades enfrentadas pelos pais ao receberem o diagnóstico de TEA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas com pais e mães de crianças diagnosticadas com autismo. Os resultados indicaram que o diagnóstico provoca uma série de reações emocionais nos pais, variando entre sentimentos de luto e culpa até a necessidade de adaptação da rotina familiar. Foram identificados cinco eixos principais de discussão: Primeiros Sinais de Alerta, Procura por Profissionais de Saúde e Desafios, Impacto Emocional no Diagnóstico, Apoio de Instituições Especializadas e Busca por Redes de Apoio, e Conhecimento e Conscientização Sobre o TEA. Dessa forma, o relatório de pesquisa reforçou a importância de um diagnóstico bem-informado e sensível, a criação de políticas públicas eficazes e o desenvolvimento de práticas de intervenção que atendam às necessidades específicas de cada família.