A psicologia e suas contribuições na prevenção de doenças mentais em professores da rede pública de ensino médio do Brasil
Autor(es)
Agna Pinheiro S. Veridiano | José Vinícios Silva de Azevedo | Samantha Mendes de Souza
Orientador(a)
Leonardo Guimarães
Resumo
Este trabalho investigou as contribuições da Psicologia na prevenção de doenças mentais em professores da rede pública de ensino médio no Brasil, com foco na rede estadual de Goiás. A pesquisa foi motivada pela constatação de que muitos professores, ao lidarem com transtornos mentais, recorrem principalmente ao uso de medicamentos, sem procurar o suporte psicológico adequado. A partir de uma revisão narrativa da literatura, foram analisados estudos teóricos e empíricos sobre os principais fatores de adoecimento mental nesse público, além de dados referentes à atuação da Psicologia na prevenção dessas doenças. Os resultados evidenciaram um déficit significativo na implementação de programas preventivos voltados para professores. Embora existam iniciativas governamentais para saúde mental, elas são insuficientes e subfinanciadas, deixando os docentes expostos a comorbidades físicas e psicológicas, causadas por estresse e sobrecarga emocional. Conclui-se que é necessária a implementação efetiva das políticas públicas existentes que ainda estão em curso e a criação de novas políticas públicas que priorizem o trabalho preventivo de psicólogos junto aos professores, com foco no suporte emocional e na melhoria da qualidade de vida desses profissionais.