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Uma Análise dos desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo.
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Autor(es)
Gabriel Santos Rodrigues
Orientador(es)
João Gilberto Mendes dos Reis
Data de Defesa
13 de dezembro de 2022
Resumo (PT)
A Mobilidade Urbana é mais do que apenas se deslocar, é sobretudo uma interação entre as pessoas e a infraestrutura das cidades. Nesse contexto, a falta de políticas públicas adequadas de moradia levaram a população, principalmente de baixa renda, para as periferias, fazendo com que milhares de pessoas precisem se deslocar por longas distâncias para exercer suas atividades rotineiras como: trabalho, lazer e estudo. Atualmente, existe uma valorização e muitos subsídios ao transporte individual motorizado. Assim, enquanto automóveis e motocicletas são utilizados de forma exagerada, o transporte público e os transportes não motorizados, como bicicleta e caminhadas ficam negligenciados pela maioria dos gestores públicos. A consequência disso, é uma população que perde um tempo considerável diariamente, parados no trânsito, para realizar seus deslocamentos ou se queixando de superlotação, dos intervalos prolongados, da má conservação dos veículos e do elevado preço das tarifas do transporte público. A redução do tempo de deslocamento aumenta a qualidade de vida da população que passa a utilizar esse tempo de uma maneira mais produtiva ou agradável. Dar maior importância para sistemas de transporte mais rápidos, confortáveis e com menor impacto no meio ambiente é a melhor alternativa de desincentivar o uso do transporte individual, reduzir as emissões de gases poluentes e o mais importante buscar equidade de acesso as oportunidades para todos, independente do seu local de residência. Diante desse contexto, essa dissertação busca compreender a situação e os desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo. Para atingir esse objetivo, foram produzidos quatro artigos: (1) Comparar os modos de transporte na RMSP em relação aos critérios de decisão como segurança, tempo de viagem, tarifa, conforto e sustentabilidade utilizando indicadores; (2) Investigar como os usuários se conectam aos modos de transporte disponíveis em relação ao uso (Recorte realizado para a região do ABC-Paulista); (3) Calcular o impacto da emissão de gás carbônico no transporte intermunicipal por ônibus (Recorte realizado para o ABC-Paulista); (4) Verificar as razões da falta de adoção dos ônibus elétricos na frota de transporte coletivo na RMSP. Os resultados da pesquisa apontaram que as melhores formas de deslocamento são: a bicicleta e o sistema de transporte público. A importância metropolitana do Metrô de São Paulo, e a redução em aproximadamente 6% da emissão de CO2 com a operação de trólebus do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara). No entanto, uma maior eletrificação da frota de ônibus esbarra nos custos de aquisição e revenda de veículos; e por fim, considerando as principais características da mobilidade, o transporte público deveria ser prioritário.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Mobilidade Urbana; Transporte Público; São Paulo; Deslocamentos.
Publicado em
RODRIGUES, G. S.; REIS, J. G. M. dos (Orientador). Uma Análise dos desafios da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/96027/GABRIEL-SANTOS-RODRIGUES.pdf Acesso em: dd/mm/aaaa
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Programa de Suporte à Pós-Graduação – PROSUP/CAPES
Direito de Acesso
Acesso Aberto