Resumo (PT)
Esta pesquisa aborda os tipos de integração utilizados para compor uma solução de sistemas composta por diferentes fornecedores de software ERP – Enterprise Resource Planning. A razão da padronização para esta interface parte do princípio de que o mercado busca a utilização das “Melhores Práticas” disponíveis, o que nem sempre ocorre a partir de um único fornecedor. Nessa linha, a presente investigação trata dos pontos que melhor contribuem para a disseminação desta técnica de integração, a saber, a Gestão do Conhecimento como fonte de alimentação dos processos integradores.
De modo geral, as empresas buscam realizar suas operações com qualidade e uniformidade. O “saber como fazer as coisas” está ligado à capacitação das pessoas que foram treinadas, orientadas e possuem o conhecimento necessário para realizar essas atividades, aliado aos processos de trabalho definidos para garantir essa uniformização. Um grande colaborador para este objetivo é a tecnologia da informação que, à medida que automatiza as atividades ou faz o trabalho conduzido pelos sistemas (computer driven work), passa a apresentar menos variabilidade nas operações. Ocorre, entretanto, que a adoção de sistemas prontos de mercado, como os ERP, pode criar um conflito entre os projetos embutidos no software e as práticas realizadas pela empresa. Também pode ser entendido que há um conflito entre o conhecimento da organização e o conhecimento embutido no sistema.