Resumo (PT)
Nas instituições públicas de ensino superior (IES), o processo de aquisição de bens e serviços é regulamentado por leis que determinam as condições legais e a forma de adquiri-los. Devido à crescente demanda de informações para tomada de decisão pelos gestores e devido à sua complexidade, existe a necessidade de se aprimorar o processo de execução das compras públicas. Com este foco, a utilização do Business Process Management (BPM), como uma ferramenta de gerenciamento de processos de negócio, pode contribuir de forma significativa, uma vez que seu enfoque está na habilidade de reconhecer, descobrir e descrever processos de negócio. O objetivo desse trabalho é, utilizando o método do estudo de caso, avaliar a situação atual dos procedimentos e do fluxo de informações para realização das atividades de compras e contratações de bens e serviços de uma IES do estado de Santa Catarina. Com apoio da ferramenta BPM, identificaram-se as necessidades e os tipos de informações relevantes ao processo de compras. Posteriormente, diagramou-se o processo atual, apontaram-se possíveis melhorias e, finalmente, propôs-se uma remodelagem do processo.