Resumo (PT)
A proposta do presente estudo é contribuir para uma discussão sobre uso de redes de cooperação tanto como vantagem competitiva, como também para o estabelecimento de um novo paradigma organizacional. Para tanto, foi sugerida a investigação das principais escolas de administração como fundamento teórico do estudo e o seu rompimento para o novo paradigma organizacional. No atual ambiente empresarial, a formação de redes de cooperação surge como forma viável para que as organizações possam obter a vantagem competitiva. As organizações passaram a ser instadas a alterar o modelo tradicional vigente de relacionamento e cooperação com fornecedores e clientes. Para alcançar um melhor posicionamento estratégico, as organizações devem modificar os modos tradicionais de negócios vigentes – visão de curto prazo, comportamento oportunista e vantagens insustentáveis. A literatura acadêmica relevante sobre redes de cooperação destaca uma série de atributos e características que devem estar presentes neste tipo de relacionamento, para que as organizações possam atingir os resultados a que se propuseram. O resultado do estudo pretende gerar a percepção de que, embora tenha havido um melhor entendimento sobre as vantagens das redes de cooperação, ainda existe um caminho a ser trilhado para atingir uma vantagem competitiva.